Cuba comemora "vitória retumbante" contra os EUA na ONU

Redação 24HorasNews

O chanceler de Cuba, Felipe Pérez Roque, disse na quarta-feira que a decisão da ONU de tirar o país de sua lista negra de violações aos direitos humanos é uma “vitória esplêndida” sobre os Estados Unidos.

O diplomata dedicou o resultado ao líder Fidel Castro, que está afastado do poder há 11 meses, devido a problemas de saúde.

“O governo de Cuba considera uma vitória retumbante e indiscutível da diplomacia cubana”, disse ele numa entrevista coletiva em Havana.

O Conselho de Direitos Humanos da Organização das Nações Unidas (ONU) retirou Cuba da lista de países sob observação devido a violações nos direitos humanos.

“É uma decisão que põe fim à manipulação que durou 20 anos no tema dos direitos humanos, sob enormes pressões dos Estados Unidos”, comentou Pérez Roque.

Grupos ativistas estimam que haja cerca de 280 presos políticos em cadeias cubanas. O governo cubano os considera mercenários trabalhando a mando dos EUA.

A representante do Alto Comissariado de Direitos Humanos em Cuba, a juíza francesa Christine Chanet, havia sugerido na semana passada ao Conselho dos Direitos Humanos suspender seus relatórios, devido à falta de colaboração de Cuba, país que ela não pôde visitar desde que recebeu o posto, em 2002.

Pérez Roque indicou também que a União Européia, que apoiou a retirada de Cuba da lista negra, terá agora de corrigir sua posição em relação à ilha. Desde 1996, o bloco condiciona suas relações com Cuba com uma transição a uma democracia pluripartidária.

Mas o diplomata não esclareceu se Cuba aceitará ou não a proposta feita esta semana pela UE de suspender gradualmente as sanções diplomáticas impostas sobre a ilha em 2003, depois de uma onda de repressão a dissidentes.

Também não disse se Cuba vai aceitar a proposta do bloco de mandar uma delegação a Bruxelas. Segundo ele, o governo cubano anunciará sua posição nos próximos dias.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s