Suplemento alimentar que dopa atletas é proibido

Do Repórter Diário

367

A Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo interditou a empresa Integralmédica S.A. Agricultura e Pesquisa, por fabricar e comercializar suplemento alimentar GF-1 Body Size adulterado com substância não permitida que dopa atletas, servindo como um estimulante físico. O comunicado foi publicado nesta terça-feira (19) no Diário Oficial do Estado.

Voltado principalmente a atletas e praticantes de atividades físicas em academias, o suplemento continha sibutramina, um estimulante do sistema nervoso central. Sua utilização é somente aprovada pela Anvisa em moderadores de apetite, comercializado com prescrição médica e retenção de receita.

O uso da substância é proibida para atletas profissionais pela Agência Mundial Anti-doping. Neste ano, jogadores de futebol do Rio Grande do Sul foram suspensos do Campeonato Gaúcho por uso desta substância.

Outro produto avaliado foi o CLA (Ácido Linoléico Conjugado), que não possui registro do Ministério da Saúde e não pode ser comercializado no país, conforme resolução da Anvisa publicada em março deste ano. Durante inspeção realizada em abril, a empresa forneceu documentos informando a comercialização desse produto.

Os produtos vendidos pela Integralmédica podem ser encontrados principalmente em sites e academias de musculação. São suplementos, vitaminas, compostos líquidos e repositores energéticos. Com a interdição, a empresa fica proibida de fabricá-los.

Os estabelecimentos que comercializam esses produtos também devem fazer o recolhimento e comunicar as vigilâncias sanitárias locais.

Anúncios

Um comentário sobre “Suplemento alimentar que dopa atletas é proibido

  1. Olá Xico e demais leitores,

    Infelizmente, algo que manchou o mercado de suplementos alimentares no Brasil.

    É muito bom saber que temos mais pessoas, a cada dia, dedicadas a desenvolver temas sobre nutrição, boa forma e saúde na internet.

    Gostaríamos de fazer um convite para visitar nosso sítio, quando tiver um tempo:
    http://companhiadanutricao.com.br (opção PORTAL)

    Felicidades para você e seus leitores!

    Equipe Companhia da Nutrição
    Valorizando os profissionais de saúde

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s