480/ Candidatos a prefeito de Buenos Aires encerram campanha eleitoral

Da DeutscheWelle

Com pedidos aos eleitores para que “fiscalizem o pleito” e para que “unam forças para vencer a direita”, Mauricio Macri e Daniel Filmus encerraram hoje suas campanhas para o segundo turno das eleições a prefeito da capital argentina, que será realizada no próximo domingo.

Macri, candidato da força de centro-direita Proposta Republicana (PRO), pediu aos cidadãos que exerçam seu direito de controlar as eleições, ao destacar que “estes rapazes”, em alusão ao Governo argentino, que respalda Filmus, “estão cheios de manhas”.

O também deputado e presidente do clube Boca Juniors ganhou o primeiro turno do pleito da capital do país do dia 3 de junho, com 45,6% dos votos, que não foram o suficiente para evitar o segundo turno. Mais cedo, o empresário afirmou que não deseja se reunir com o presidente da Argentina, Néstor Kirchner, como líder da oposição, mas sua intenção é buscar um “diálogo construtivo” com o chefe do Estado. “Todos os presidentes do mundo querem que as cidades funcionem e aqui Kirchner vai ter uma equipe disposta a colaborar”, declarou.

Filmus, atual ministro da Educação, colocou um ponto final na sua campanha com uma caminhada de 11 quilômetros fechada com um ato em um complexo cultural próximo à histórica Praça de Maio, onde pediu aos cidadãos para “se unir para vencer a direita”. O ministro negou que tenha existido uma “campanha suja” nas últimas semanas, como denunciou Macri.

Filmus, que na primeira rodada do pleito obteve 23,7% dos votos, se disse muito otimista em reverter essa tendência e repetiu várias vezes a frase “nada é impossível”, que o acompanhou nas últimas três semanas de campanha. As pesquisas de intenções de voto concordam em que no domingo o postulante de centro-direita ganhará com uma vantagem que varia entre 14 e 18 pontos contra o ministro da Educação, embora Filmus tenha dito que as enquetes próprias mostram que ele ganhou um ponto por dia.

As eleições de Buenos Aires são consideradas como a prévia das presidenciais de outubro.

Anúncios

3 comentários sobre “480/ Candidatos a prefeito de Buenos Aires encerram campanha eleitoral

  1. Valberto,

    Agradecemos o elogio, mas agradecemos mais ainda a sua presença e a de todos nossos estimados leitores nas páginas do Blogvisão.
    Xicolopes

  2. ¿Buenos Aires se volvió tan loca que entre un docente y un empresario mendaz va a votar a un empresario mendaz? Un empresario que vivió de negociados con el Estado y un empresario que como diputado fue ñoqui. Un empresario que en toda la campaña se negó a hablar de su programa de gobierno. ¿Por qué no lo dijo? ¿Y la gente va a votar a este empresario sin conocer su programa de gobierno? Un empresario candidato a Jefe de Gobierno que dice que va a hacer una buena gestión porque Boca salió campeón. Reaccioná Buenos Aires. No te quiero llorar después.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s