482/ Imigração: Apelo de Dom Sáenz Lacalle ao Congresso americano

Da Radio Vaticano

San Salvador, 18 jun (RV) – “Todos aqueles que se sentam no Senado dos EUA são imigrantes ou filhos de imigrantes. A América é um país de imigrantes e deve, por isso, ter na devida consideração, os imigrantes de hoje”: foi o que disse o arcebispo de San Salvador, Dom Fernando Sáenz Lacalle, lançando um apelo ao Congresso dos EUA, a fim de que supere as divergências e aprove a anunciada reforma migratória o mais importante projeto de lei nessa matéria, nos últimos 20 anos.

O projeto de lei tem como objetivo, entre outras coisas, regulamentar a posição de cerca de 12 milhões de clandestinos.

Na semana passada, democratas e republicanos haviam, finalmente, alcançado um acordo para voltar a examinar a reforma “congelada” no Senado.

“A Terra é feita para ser habitada pela grande família humana, portanto deve existir uma abertura para com as migrações” acrescentou o arcebispo.

“A migração deve ser regulamentada sublinhou Dom Sáenz Lacalle, não para ser rejeitada e sim para canalizar as necessidades de trabalho das pessoas: por isso, deve existir uma oportuna legislação, que leve em conta o princípio geral segundo o qual somos todos irmãos, e que é necessário oferecer uma ajuda considerável àqueles que têm necessidade de migrar.”

Estima-se que cerca de dois milhões e meio de salvadorenhos vivam nos EUA, do total de 2,8 milhões de emigrantes dessa nação centro-americana.

Segundo a organização “Carecen Internacional”, a cada dia, 700 salvadorenhos abandonam sua terra natal, para empreender uma viagem rumo ao norte, em busca do “sonho americano”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s