485/ Noruega quer ter a política climática "mais ambiciosa do mundo"

Do Ecosfera.Público/pt

O Governo norueguês apresentou o livro branco do clima, um pacote de medidas para que o país possa atingir os objetivos climáticos “mais ambiciosos do mundo”.

No dia 19 de Abril, o primeiro-ministro do país, Jens Stoltenberg, anunciou que a Noruega se tornaria num país de “emissões zero” em 2050 através de uma redução efetiva das suas emissões de gases com efeito de estufa e medidas compensatórias no estrangeiro. Antes disso, o país comprometeu-se a ultrapassar em dez por cento os objetivos de redução a que está sujeito pelo Protocolo de Kyoto até 2012 e a reduzir as suas emissões em 30 % até 2020.

No seu livro branco sobre o clima, apresentado hoje, o Governo precisou que entre metade e dois terços das reduções previstas até 2020 serão reduções efetivas no território norueguês.

Entre as medidas figuram a interdição dos aquecedores a óleo, a promoção dos biocombustíveis, uma reflexão sobre a instauração de um sistema de quotas nos transportes e ajuda ao desenvolvimento das energias renováveis.

“A Noruega tem uma responsabilidade especial em matéria de redução das emissões de gases com efeito de estufa, em parte porque há vários anos produzimos hidrocarbonetos, isto é, energias fósseis, e porque somos um país rico”, declarou Stoltenberg. “É por isso que fixamos os objetivos climáticos mais ambiciosos do mundo”, anunciou.

O Ministério do Petróleo e da Energia assinou ontem um acordo com as empresas Dong Energy, Hydro, Shell Statoil e Vattenfall para o teste de captura e armazenamento de dióxido de carbono, na central elétrica em Mongstad.

“Estou muito satisfeito porque várias empresas europeias com mais conhecimento sobre captura e armazenamento de dióxido de carbono vão juntar forças para conseguir a melhor solução tecnológica em Mongstad”, comentou o ministro norueguês do Petróleo, Odd Roger Enoksen.

A Noruega é o quinto maior exportador mundial de petróleo e o terceiro exportador de gás natural.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s