481/ Novo pesticida sem consequências para o meio ambiente

Da Fábrica de Conteúdos/pt

Um grupo de pesquisadores portugueses desenvolveu um pesticida inovador capaz de destruir diversos tipos de fungos que afetam as culturas mas que não traz consequências para a saúde ou o meio ambiente.

Os pesquisadores revelam que “este produto mantem a vantagem de acabar com as doenças, sem causar danos no ambiente ou nas pessoas”, sublinhando que a divulgação e futura comercialização deste produto inovador resultou de um processo ainda pouco frequente de ligação da pesquisa universitária às empresas ou investidores.

O processo de comercialização culminou na formação de uma empresa que conta com a participação dos próprios pesquisadores e por um consórcio com uma capital de risco do BPI – Sonae e empresários portugueses.

De acordo com Virgílio Loureiro, um dos pesquisadores, o novo produto é extraído do tremoço germinado, uma fase que não ultrapassa uma semana, “pode ser ingerido pelo homem e é destruído somente no estômago” e já está patenteado, tanto a nível nacional, como internacional.

O produto, que estará à venda no mercado dentro de dois anos, apresenta diversas vantagens entre as quais o fato de não ser tóxico ou prejudicial ao ambiente e ao homem, mas também por ser muito resistente e eficaz na luta contra inúmeros fungos.

Além de poder ser utilizado para destruir as doenças que afetam as culturas, a proteína do tremoço, denominada por BLAD (Banda de Lupinus Alpus Doce) pode vir a ter outras aplicações como ser introduzido numa outra planta de modo a conferir-lhe maior resistência a fungos.

De acordo com o Diário Digital, o produto foi desenvolvido em parceria por pesquisadores do Instituto Superior de Agronomia (ISA), da Universidade Técnica, e do Instituto de Tecnologia Química e Biológica (ITQ), da Universidade Nova de Lisboa.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s