502/ Sul-africanos investem 59 milhões de euros no porto de Maputo

Do Notícias Lusófonas

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A empresa sul-africana Grindrod anunciou que irá investir cerca de 80 milhões de dólares (59,6 milhões de euros) no porto de Maputo, o que permitirá aumentar substancialmente a capacidade dos terminais de carvão e de automóveis.

A Grindrod, conta com 95% do terminal de carvão e 12% do porto de Maputo no seu todo, aposta na capital moçambicana para aliviar os congestionamentos em diversos tipos de mercadoria que atualmente se verificam em vários portos sul-africanos.

O terminal de carvão de Maputo deverá ter uma capacidade máxima de 3 milhões de ton/ano depois das obras prontas, em dezembro, mas os planos incluem a duplicação desse volume nos próximos anos.

Quanto ao terminal de veículos automóveis, ele estará equipado para operar anualmente 63 mil veículos, que poderá ser aumentada para 250 mil/ano conforme a demanda, afirmou Dave Rennie, diretor-executivo da Grindrod. “Iremos assistir a um aumento substancial de volumes de todo o tipo de mercadorias nos próximos anos em Maputo”, revelou Rennie.

A capacidade do terminal de ferrocromo foi recentemente aumentada para 1,3 milhões de ton/ano.

Apesar de substanciais investimentos feitos em diversos portos sul-africanos nos últimos anos e de outros ainda em curso, algumas das instalações portuárias estão no limite físico de operação de cargas, o que poderá levar os operadores a utilizarem o porto de Maputo como alternativa para servir o mercado sul-africano e regional.

Uma das grandes vantagens de Maputo é estar mais próximo da província de Gauteng (onde se situam Joanesburgo e Pretória) e que é a capital econômica e política do país vizinho.

O terminal de veículos de Durban, por exemplo, recebeu investimentos de 100 milhões de randes (10,5 milhões de euros) em 2004, e movimentou no ano passado 289 mil unidades, importadas e exportadas, enquanto os portos de Port Elizabeth e East London possuem uma capacidade combinada de 95 mil unidades/ano.

O aumento da capacidade exportadora da indústria automóvel sul-africana colocou grande pressão nos operadores portuários, o que coloca o porto de Maputo bem posicionado para se beneficiar das condições favoráveis.

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