503/ Papa Bento XVI nomeia cardeal Tauran para promover o diálogo interreligioso

Do ÚltimoSegundo

foto5_small

O Papa Bento XVI designou nesta segunda-feira o cardeal francês Jean Louis Tauran presidente do Conselho Pontifício para o Diálogo Inter-Religioso, cargo responsável pelas delicadas relações entre o Vaticano e o mundo islâmico, informou a Santa Sé.

O cardeal Tauran, de 64 anos nascido em Bordeaux, substituirá no dia 1º de setembro outro francês, o cardeal Paul Poupard, que também era encarregado do Conselho Pontifício para a Cultura.

Jean-Louis Tauran, nomeado cardeal em 2004 pelo falecido João Paulo II, é um diplomata com grande experiência e de 1990 a 2003 foi “ministro das Relações Exteriores” da Santa Sé.

Tauran era encarregado dos arquivos e da biblioteca do Vaticano, um dos postos de maior prestígio da cúria romana.

Com a nomeação de Tauran, Bento XVI concede maior autoridade ao Conselho Pontifício Inter-Religioso e corrige uma decisão adotada em 2006 que estabelecia a fusão desta entidade com o Conselho Pontifício para a Cultura, o que havia afetado negativamente o diálogo com o mundo muçulmano.

A saída no início de 2006 do arcebispo britânico Michael Fitzgerald, nomeado núncio apostólico no Egito e representante na Liga Árabe, foi interpretada como uma mudança de linha por parte do Papa em relação ao mundo islâmico.

Sem Fitzgerald, conhecedor do islã e muito apreciado por seus interlocutores, aumentou o clima de desconfiança entre as duas religiões.

Posteriormente, a grave crise desencadeada em setembro de 2006 pelo discurso de Bento XVI na Alemanha sobre a relação entre o islã e a violência obrigou o pontificado a corrigir o erro.

Apesar das reiteradas “desculpas” do Papa pelo mal-entendido, uma onda de indignação tomou conta do mundo muçulmano, com protestos enfurecidos em vários países contra as palavras do pontífice.

Com a nomeação de Tauran, a Santa Sé cumpre a promessa anunciada em maio passado de criar um cargo separado na cúria romana para seguir tais aspectos.

O cardeal Tauran será substituído nos arquivos e na biblioteca vaticana pelo monsenhor Raffaele Farina.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s