526/ Record quer dar fim à supremacia da Globo em cinco anos

Por Marcelo Gripa (Adnews)

record

Fundada pelo empresário Paulo Machado de Carvalho, lá se vão mais de 50 anos desde a primeira transmissão da TV Record. Nascida para combater o monopólio midiático de Assis Chateaubriand e sua TV Tupi e Diários Associados, a emissora vive atualmente o mesmo espírito motivador de sua fundação. E ilustra este pensamento com o slogan “A caminho da liderança”, adotado desde o início de 2006.

De lá para cá, a intenção tem sido ameaçar seriamente a supremacia da TV Globo. Tudo isso sob a tutela do bispo Edir Macedo, controlador da rede desde a década de 1990. Nas palavras do superintendente Comercial da Record, Walter Zagari, a intenção é ser líder não apenas em audiência como em faturamento. O tempo estimado para tal meta é de cinco anos.

As ferramentas utilizadas para a recente empreitada tiveram maior foco em investimentos nas áreas de telenovelas, telejornais e esporte. Nessa linha, a grade de programação é semelhante e a equipe composta por vários profissionais “roubados” da concorrente carioca. Vão desde jornalistas e atores a apresentadores de programa.

Para Zagari, a tática de reproduzir a essência não é exclusividade e se baseia em uma fórmula bem-sucedida, já aceita no mercado brasileiro. “Nesse mundo nada se cria, tudo se aprimora. A Globo copiou inteiramente a Tupi que copiou a Excelsior (extinta TV paulista), que copiou mercado americano. Então o que há de melhor hoje na televisão brasileira foi inspirado nisso”, resume. De acordo com ele, o jargão usual no mundo dos negócios para esta estratégia é a aplicação do “benchmarking”.

Ibope

A disputa pela liderança tem recebido contornos mais delineados. Há algum tempo, a emissora de Edir Macedo distribui boletins sobre os índices de audiência de seu conteúdo. Programas noturnos como O Aprendiz 4, Show do Tom e o seriado CSI registram liderança no horário com certa freqüência, ainda que por tempo limitado, segundo medição realizada por Institutos.

Já o restante das atrações se consolidou em geral como vice e se aproxima cada vez mais do emparelhamento nos índices da audiência. Segundo Zagari, não há apenas um “carro-chefe” na programação. Exemplo disso é o programa matinal Hoje em Dia, cujo um dos âncoras é o repórter ex-global Britto Jr., com registro médio de 5 pontos contra 7 do Mais Você, comandado por Ana Maria Braga na Globo.

O esporte é um dos principais campos de batalha financeira entre as emissoras. A Record garantiu os direitos exclusivos de transmissão das Olimpíadas de 2012, além de ofertar milhões de reais por campeonatos de futebol, representando o estreitamento do setor.

Alguns veículos chegaram a noticiar que até o automobilismo estaria nos planos. A informação extra-oficial diz que executivos da rede estariam em negociação para tirar a transmissão da Fórmula-1 de sua concorrente. De acordo com o Ibope, a rede de Edir Macedo tomou o posto do SBT como vice-líder em fevereiro deste ano, graças à média mensal de audiência.

Do ponto de vista internacional, entretanto, a Record já é líder absoluta por meio de transmissão de conteúdo para 130 países contra 95 da concorrente. O sinal é emitido por nove canais diferentes e a programação própria construída para diversos idiomas.

Anúncios

19 comentários sobre “526/ Record quer dar fim à supremacia da Globo em cinco anos

  1. Tenho pena desses babacas que defendem a Globo, a Globo é do capeta, e quem a defende vai junto com os Marinhos pro inferno, Roberto Marinho trambiqueiro, agora está do lado do capeta, e a Record não é nenhuma santa também, mas tem coragem de enfrentar essa desgraçada da Globo, e pra passar a Globo tem que fazer o que a Record faz, imita-la, seja na programação ou nas trapassas, a Record seguindo os passos da Globo chega lá, tudo o que sobe desce, agora é a vez da Globo cair, mais tarde será a vez da Record, tudo tem volta.

  2. Que pena que uma empresa como esta que cresce a cada dia
    precise de um patrocinador tao incopetente quanto a tecnomania, fui lesado por esta empresa e vejo que vcs nao estao nem ai com as pessoas que estao lhe dando tanto ipope.
    perdi somente 30 reias, mas quantas pessoas estao perdendo dinheiro, com tanta propaganda enganosa que voces estao colocando no ar.
    Me intristese saber que vcs nao estao vendo o mal que fazem a nos, pois acreditamos que vc sao idoneos e que os seus patrocinadores tambem deveriam ser. Que a justiça divina se encarregue de resolver isto pois a maquina do poder cala mais uma boca, a minha.

  3. GLOBO, RECORD?

    ISSO É TV????

    É TUDO A MESMA MERDA… IGUAL A ELEIÇÃO “VOTE NO MENOS PIOR”

    LUTA DE QUEM CONSEGUE MANIPULAR AS MENTES NÃO PENSANTES POR MAIS TEMPO, NÉ? E EXISTEM TANTAS AQUI NO BRASIL…

    É VERDADE, É ISSO QUE É TV… PARECE QUE VCS ESQUECERAM ISSO POR AKI

    AQUELE LANCE DE AUDIÊNCIA É O QUE DITA UMA BOA OU MÁ PROGRAMAÇÃO E TUDO MAIS, NÉ?

    AAA TÁ

    SERÁ QUE ALGUÉM QUE PENSA CONSEGUE FICAR SENTADO NUM SOFÁ VENDO A TV ABERTA????????????????????????????????????????????????????????

    HEIN?????

  4. A TV Tupi jamais baseou-se na maneira de comunicar das outras emissoras, muito pelo contrário, esta sempre primou por uma personalidade própria de se fazer inveja nas emissoras de TV americanas, graças ao espírito empreendedor de Francisco de Assis Chateaubriand. A TV e rede Tupi de comunicação teve seu fim somente pela ambição nefasta de alguns apoiadores da ditadura do governo Figueiredo que cassou a licença das emissoras da Rede Tupi de Televisão para dar lugar as emissoras de seus bajuladores terminando assim com a história desta que foi a maior rede de comunicação da América Latina e do mundo.

  5. bem; a rede record para continuar “de pé” terão de parar de transmitir essas novelas ridiculas,colher suas próprias matérias e retransmitir as da GLOBO. tudo o que a record falou do CASO ISABELLA já havia sido dito na globo.

    OBS:DIRETORES DA RECORD,MELHOREM SUA PROGRAMAÇÃO URGENTEMENTE POIS VCS NUNCA ALCANÇARÃO A REDE GLOBO,SEJAM CRIATIVOS.
    BJOS

  6. Ah!! Record vai passar a Globo? Coitados…Lmbram do Adolf Block falando isso para o Roberto Marinho? Coitado, perdeu a Manchete e morreu endividado.
    A Record já deveria ter sido fechada o que ela faz é pior do que as Farcs, aliás deveriam fazer uma auditoria nas contas da Record, dizem que as Farcs e o Hugo Chaves estão entre os anunciantes da Record, pq será hem?

  7. Com certeza um dia a globo ou a record ou qualquer uma dessas emissoras vão mudar de nome ou um belo dia só vão deixar simplesmente de existir
    E a globo é uma emissora como qualquer outra manipuladora de fatos ou nao
    ou poderosa ou não.
    Tem gente que odeia a record pelo fato da igreja, tambem tem gente que também odeia a globo, pela novela, pelo jornal ou pelo big broter

  8. só nisso tudo existe um pequeno detalhe q voces esqueceram de citar (A TV DIGITAL) quando o sinal das emissoras forem tudo digital o q vai ser da globo nesse futuro negro pra sua reputação?

    Poque só nao existe a globo tem mais emissoras pra voce assitir
    E o pessoal tao variando cada vez mais de canal

  9. acho dificil bater a blobo, o que dá pra fazer é comer pelas beradas até o bicho geme, depois de derrubar mata… se conseguir o brasileirão, aí o bicho pega, senão da pra chegar em cima igual, tv não é só futebol….

  10. eu odeio a record porque existe a manipulaçao de audiencia,ou seja dados errados sobre os pontos de audiencia,e a globo vai ficar no 1 lugar,e ate o sbt vai continuar no segundo lugar de audiencia

  11. Caros amigos ta mais que na cara que a GLOBO ta chegando ao FIM após anos de peseguiçao a REDE RECORD e a IGREJA UNIVERSAL , que quanto mais perseguião mais crecião parecia ate adulbo que a GLOBO colocava no pé da emissora e da igreja.

    Isso tava mais que na hora de acontecer RECORD ta se tornado lider e GLOBO quebrando a rede GLOBO só ta se mantendo ainda por causa do futibol quando a RECORD tomar dela ela DESMORONA de vez.
    E isso sera a melhor coisa do brasil.

  12. a record tem é inveja da globo, a record é uma emissora velha, rídicula,todos tem que respeitar a religião de cada um, e isso a record, não tem, pois chutou a padroeira dos brasileiros anos atrás.

  13. de 1965 pra cá mudou muito acabar com a globo só se cair no mesmo buraco da tv tupi se endividaram tanto que fecharam as portas
    se bem que pra globo ,band,record,sbt ou qualquer empresa afundar é só
    se descontrolar e ir pro buraco, pra record chegar a liderança falta pouco
    continuar seguindo o exemplo da globo que copiou a tv paulista, a tv tupi,excelsior etc e tal parabéns tv record o mercado tá aberto
    não esqueçam de investir no entorno de brasilia, goiania temos 9 municipios goianos que não tem tv regionais locais precisamos de opção além da globo parabéns rede record.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s