530/ IBM triplica o desempenho de seu Blue Gene

Do Baguete

BlueGene_big

A IBM anunciou o Blue Gene/P, segunda geração de seu supercomputador. A nova máquina triplica o desempenho de seu antecessor, o Blue Gene/L, que atualmente é o PC mais rápido do mundo.

O novo computador é também o mais econômico, em termos de energia e espaço, já construído. A máquina permite, por exemplo, procedimentos como modelação de órgãos humanos inteiros para determinação de interações com drogas, simulações de testes clínicos em 27 milhões de pacientes em uma tarde, entre outros processos complexos.

O IBM System Blue Gene/P é projetado para funcionar continuamente a uma velocidade que excede um “petaflop”, ou um quatrilhão de operações por segundo. O sistema é 100 mil vezes mais poderoso do que um computador residencial e pode processar mais aplicações em um segundo do que uma pilha de laptops de 2.400 metros.

“Um novo grupo de usuários comerciais estará apto a obter vantagens deste novo e simplificado ambiente de programação e desta eficiência energética”, afirma Dave Truek, vice-presidente de Deep Computing da IBM. “Vemos o interesse pelo Blue Gene crescendo em setores como energia e finanças, por exemplo”, complementa.

Como seu antecessor, o Blue Gene/P possui design modular composto por racks que podem ser adicionados de acordo com a necessidade do cliente. São quatro processadores IBM (850 MHz) PowerPC 450 integrados em um único chip, sendo que cada um tem capacidade para realizar 13,6 bilhões de operações por segundo.

A configuração de um petaflop é composta por 294.912 processadores, sistema de rack 72, subordinado a uma rede ótica de alta velocidade. A máquina pode ser escalada para 884.736 chips, num cluster de racks 216 para atingir um desempenho de três petaflops.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s