539/ Retirada do clitóris é proibida definitivamente no Egito após a morte de uma menina

Do Clicabrasília

A morte de uma menina de 12 anos durante uma operação de retirada do clitóris na semana passada gerou uma crítica nacional e levou o Governo do Egito a proibir definitivamente esta prática, que data dos tempos faraônicos.

Bodur Ahmed Shaker morreu quando uma médica realizava a operação em uma clínica particular, uma das milhares de cirugias feitas diariamente no Egito para retirar o clitóris das adolescentes. Calcula-se que em torno de 90% de mulheres em idade fértil sofreram esta operação, tecnicamente chamada “mutilação genital feminina”, mas as campanhas governamentais dos últimos dez anos conseguiram diminuir esta percentagem consideravelmente.

A diretora do Conselho Nacional da Infância e da Maternidade, Muchira Khatab, uma das mulheres mais envolvidas na luta contra a ablação, disse que um recente estudo de seu organismo feito com cerca de seis mil adolescentes de entre 10 e 18 anos mostrou que “apenas” a metade delas tinha sofrido a intervenção.

A ablação é praticada nos países ao longo do rio Nilo desde os tempos faraônicos, e depois se estendeu pelo oeste da África, mas não tem relações com o islã ou o cristianismo, embora as duas religiões tenham aceitado durante séculos a mutilação feminina como meio de controle sexual e social.

No entanto, as hierarquias muçulmanas e cristãs, pressionadas pela classe política, passaram da mensagem de que “a ablação não é obrigatória” para declará-la como “pecado”, como fez na segunda-feira a máxima autoridade teológica muçulmana do Egito, mufti Ali Gomaa. Resta saber se a declaração do mufti será seguida pelos xeques religiosos de povoados e bairros, mais ligados a suas tradições que ao dogma da religião.

Segundo a diretora do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef) no Egito, Erma Mannoncourt, o país se distingue porque ali a prática é realizada na maioria dos casos (60%) por médicos, enquanto em outras nações a ablação é feita pelo barbeiro do bairro.

Extirpar o clitóris de uma menina em uma clínica com todas as condições higiênicas pode ser conseguido por um mínimo de 50 libras egípcias (€ 7), em uma operação que dura apenas 10 minutos.

A implicação da classe médica nas operações a transformou em cúmplice, e o médico dava à ablação um “adicional” de legitimidade, como denunciou recentemente o Centro Nacional para os Direitos das Mulheres.

Após um congresso regional sobre a violência infantil realizado na quarta-feira, a mulher do presidente do Egito, Suzzane Mubarak, organizou uma reunião com os ministros de Saúde, Educação e Informação, além de líderes religiosos e o Sindicato de Médicos, para proibir definitivamente a ablação e punir quem a realize, disse Muchira Khatab, também presente no encontro.

Da mesma forma que na Europa se tolera o aborto “por razões médicas”, no Egito também se tolerava a ablação “caso fosse comprovada a necessidade médica”, mas essa frase, que representava uma brecha legal, foi eliminada por um decreto do Ministério da Saúde divulgado hoje.

O Sindicato de Médicos, que até agora tinha fechado os olhos para o envolvimento de seus membros na mutilação genital, foi obrigado a enviar uma circular, na qual adverte sobre as punições que passarão a ser aplicadas. A clínica particular onde a menina Bodur Ahmed Shaker morreu foi fechada pelo governador da província.

A médica que operava a menina quando ela morreu ofereceu 15 mil libras egípcias (cerca de € 2 mil) para comprar o silêncio da mãe de Shaker, que se recusou a aceitar o suborno e contou tudo a um jornal.

Depois das declarações, foram iniciadas pressões que provocaram a proibição definitiva da prática, pelo menos oficialmente. Agora, basta aguardar para que a decisão passe a ser respeitada também na prática.

Anúncios

19 comentários sobre “539/ Retirada do clitóris é proibida definitivamente no Egito após a morte de uma menina

  1. HOJE EU TENHO 40 ANOS E PENSO TIRAR O CRITORIS,POIS EU JÁ NAO GOSTO DE SENTIR PRASER MAIS ;ISSO ME DEIXA COM A CONSCIENSIA PESADA DEPOIS DE ME MASTURBAR OU TER RELASOES , JA CONHESI MUITOS HOMENS E ME SINTO MAL SEMPRE ,DESEJO DO FUNDO DO CORASAO RETIRALO ,POIS EU SEI QUE DEPOIS TEREI PAZ DE ESPIRITO,

    1. Antes de arrancar o seu grelo, aprenda a escrita oficial do nosso país, onde já se viu tantos erros?

  2. SE A MÃE DESTA BRUXA ARRANCOU O DELA, NÃO TEM O DIREITO DE ARRANCAR OS DA FILHA PORQUE ELA É METADE E NÃO ENTEIRA, DEUS FEZ TODOS NÓS FALTANDO NADA, E NÃO TEM PORQUE FICAR ARRANCANDO PEDAÇOS DOS FILHOS,SEUS IMBECIS

    1. EU ACHO QUE NAO FARIA ISTO COM MINHA FILHA.MEU MARIDO DISSE UMA VES QUE COLOCARIA BRINCOS NO MEU FILHO ELE ERA PEQUENINO E EU DISSE NAOOO.SE ELE QUISER QUANDO CRESCER ´?E ELE QUEM O FAS Á SUA PROPRIA ESCOLHA

  3. SERIA BOM, SE FOSSE ARRANCAR O BIBÓ DELES, PRA VEREM O Q É BOM PRA TOSSE, QM SABE ELES NÃO ABREM O OLHO Q ISSO ESTA MATANDO MSM,UM DOS HOMENS TEM QUE PASSAR POR ISSO, ARRANQUEM O BIBÓ DELES PRINCIPALMENTE DOS QUE MAIS PRATICAM ESTA MERDA DE CRUELDADE,SE ELE MORRER ELES VÃO PARAR, SE NÃO PARAR ,MEW! TEM QUE TER GUERRA NESTA TERRA ACABAR COM TODOS ELES.

  4. Sra Cristina
    Prepare-se pois, quando suas filhas tiverem idade suficiente para se sustentarem e entenderem o que a senhora fez, certamente irão abandoná-la. Concordo com o comentário do Edison “Se ter clitóris fosse pecado, Deus teria feito as meninas sem ele”.

  5. Religiões estúpidas! Se Deus não quisesse que as mulheres tivessem clitóris, elas não nasceriam com eles.
    Bando de fanáticos idiotas!

  6. É cultural… que seja

    mas Deus, ou qualquer nome que vc dá ao Criador, além de dedos tbm te deu um cérebro… quanto mais o usar, melhor

    raciocinar, sempre!

    é hereditário, recebemos heranças boas e ruins para o nosso desenvolvimento em vida…
    se prender a rituais, já sabendo ser desnecessários, é persistir no erro
    cria-se um ciclo vicioso… notável na maioria das famílias.

    De geração em geração o erro é cometido novamente, basta observar a sua família…

    Vc só quebra o ciclo se buscar o novo… o diferente, com base nos *bons ensinamentos que teve em sua vida

    Abraços

    *bons ensinamentos são aqueles que pregam amor, RESPEITO ao próximo e aceitação das diferenças, seja ela quem for.

  7. Essa é mais uma lei diabólica que está caindo no abismo, tudo que provém do mal, acaba assim, NO ABISMO! Já está queimando, e gritando, já não há mais lugar para ele, o tempo está próximo, e ele também cairá, com todas as suas malditas tradições, e o Eterno reinará para todo sempre, em um mundo de liberdade e igualdade para todos, nos quatro cantos da terra, assim será! Aleluia! Esse é o inicio, é apenas uma amostra do que está por vir! Que a Paz, e a Liberdade, e o Amor, e a Justiça, seja com todos os povos em todas nações, Amém.

  8. Sra. Cristina.
    Tenho certeza e respeito sua consideração para com suas filhas. Mas não acho direito oque a Sra. fez com élas, pois eu tenho duas filhas, uma com 10 e outra com 15 anos. Não mutilei élas, apenas procuro dar uma educação cristã. A senhora poderia me dizer: – mas você não sabe oque elas fazem pelas suas costas. Pode até ser que estejam fazendo coisas erradas. Mas e as suas???
    Olhe. Eu posso dizer que a criação vem de berço e, não é mutilando um filho que vamos impor respeito. Se ter clitóris fosse pecado, Deus teria feito as meninas sem ele. Assim como os meninos não precisam circunsizar.
    Sinceramente, lamento muito pelas suas filhas. Que sejam felizes.

  9. Cristina,

    O Blogvisão respeita todas as opiniões emitidas por nossos leitores, mas é nosso direito discordar.

    Neste caso por exemplo. Acreditamos que a formação saudável do ser humano, homem e mulher, se faz por meio da Educação, do acompanhamento vigilante mas carinhoso de pais e professores e quem mais seja. Não acreditamos que pela tortura, mutilação e outras violências possamos educar. Obediência é uma coisa, servilismo é outra.

    Pessoalmente lamentamos que ainda exista este tipo de pensamento em nossos dias, especialmente em camadas da sociedade que podem desfrutar da inclusão digital, e por isto, pensamos nós, a oportunidade de abrir suas mentes.
    Xicolopes

  10. tenho duas filhas de dez onze anos eu mesma arranquei o clitoris delas com a pontas de meus dedos assim complteram cinco anos e muito positivo elas me respeitam e nunca ousam me desobedecer as filhas das minhas amigas com o clitoris na xoxota so falta bater nelas namoram roubam tem varios namorados com idade ser o oais delas eu recomendo do fundo do meu coraçao

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s