552/ AMD confirma chips quad-core Barcelona para agosto

Por Ben Ames, para o IDG Now!*

Empresa nega rumores de atraso e reitera compromisso de lançar os chips Opteron de quatro núcleos no prazo previsto

A Advanced Micro Devices (AMD) confirmou que vai começar a vender os chips de quatro núcleos Opteron, batizados de Barcelona, em agosto, contrariando os rumores de que problemas com a fabricação atrasariam o lançamento para outubro.

Embora a AMD já tenha parceiros de hardware, como a Sun Microsystems, que se comprometeu a usar os chips quad-core em sistemas high-end, analistas previram que tal atraso faria com que a AMD perdesse negócios para a rival Intel.

A fabricante insiste, contudo, que está dentro do cronograma de produção tanto da versão padrão quanto da de baixo consumo de energia do Barcelona, com freqüências de até 2.0GHz por processador.

Os novos chips Barcelona vão gerar a mesma quantidade calor que a atual geração de chips Opteron, mas a performance aumenta em 70% para bancos de dados e 40% para trabalhos com pontos flutuantes, disse Randy Allen, vice-presidente  corporativo da divisão de servidores e estações de trabalho da AMD.

Versões futuras dos chips vão rodar a velocidades maiores, permitindo uma economia de energia ainda mais forte, segundo o executivo.

A Intel compete por esse mesmo nicho de clientes com a linha dual-core Woodcrest e a linha quad-core Clovertown de chips Xeon. A companhia planeja lançar até o final do ano a linha Harpertown, de chips quad-core usando o processo de 45 nanômetros.

O sucesso do lançamento do Barcelona, confirmado para agosto, é fundamental para que a companhia recupere a participação de mercado perdida nos últimos meses para a Intel.

*Bem Ames é editor do IDG News Service, em Boston.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s