562/ IBM desenvolve nova tecnologia para automóveis

Do Diário Digital

A IBM anunciou uma pesquisa, ainda em fase inicial, desenvolvida para equipar automóveis com tecnologias capazes de ajudar a reduzir o congestionamento de trânsito e a prevenir acidentes.

Os pesquisadores estudam tecnologias pioneiras de segurança ativa e de assistência a condutores, em veículos que partilham informação entre si e com a estrada, que processam ações corretivas quando se fizer necessário e que fornecem informação crucial que ajuda os condutores a evitarem situações perigosas.

À semelhança de funcionalidades como a transmissão automática, os sistemas de freio ABS e o controle de velocidade de cruzeiro, as tecnologias avançadas de assistência ao condutor irão libertá-lo de algumas operações manuais em situações complexas de condução.

Quando um automóvel efetua uma ação corretiva, o motorista pode obter algum feedback através de uma mudança na pressão do pedal de aceleração, de um aviso sensorial do volante, ou mesmo em formato áudio ou visual. Além disso, os veículos irão comunicar entre si e com a infra-estrutura da estrada, disseminando informação sobre as suas localizações e ações e sobre mudanças do ambiente, como estradas escorregadias ou um congestionamento repentino.

Na Europa, os acidentes de automóveis custam 160 bilhões de euros por ano e, nos EUA, os custos rondam os 230 bilhões de dólares anuais, sem levar em conta as questões inerentes à hospitalização e mortes associadas. Da parte dos departamentos de transporte mundiais, existe todo o interesse em alterar estas estatísticas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s