576/ Será o fim do quadro-negro?

Do A Notícia em 360º

Foto: Ricardo Lima

youpi1

Alunos e professor Carlos Tobar mostram protótipo da Youpi

O típico cenário anacrônico das salas de aula pode acabar. Num futuro próximo, será possível abrir o laptop, atentar-se para o que o professor diz e interagir com o conteúdo da aula.

Adeus cadernos e estojos de lápis e canetas. Tudo isso será possível se a idéia de quatro estudantes da PUC-Campinas sair do papel. Alunos da Faculdade de Engenharia da Computação, eles acabam de desenvolver a Youpi!, uma caneta digital que permitirá ao professor enviar ao seu computador tudo o que ele escreve na lousa. “Posteriormente, pensamos em mandar o conteúdo simultaneamente aos computadores dos alunos”, ressalta Carlos Miguel Tobar, professor orientador do projeto.

Por meio de sensores, a caneta Youpi! capta e envia a um computador informações sobre seu posicionamento, o que permite a digitalização daquilo que é escrito.

Com a idéia, o grupo chegou à semi-final da 5ª edição do Imagine Cup, um torneio de tecnologia realizado pela Microsoft, e que em 2007 teve o tema: “Imagine um mundo onde a tecnologia permita uma melhor educação para todos”. O time da Universidade competiu na categoria Sistema Embarcado, que consiste em construir uma solução de hardware e software.

Eles disputaram a semi contra 200 outros grupos de estudantes de universidades espalhadas pelo mundo. A Youpi! identifica tanto letra de mão, quanto de forma. Pode ser utilizada em qualquer superfície, servindo também para desenhos em 3D. O preço não deverá passar de 120 dólares.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s