589/ Empresas lançam plataforma internacional para combater alterações climáticas

Do Público.pt

Diretores de 153 empresas de todo o mundo lançaram hoje a plataforma Caring for Climate para coordenar e acelerar as iniciativas de combate ao sobre-aquecimento global do planeta. Na cimeira da ONU Global Compact, a decorrer em Genebra, os delegados pediram aos governos um acordo sobre o sucessor do Protocolo de Quioto, tratado que expira em 2012.

Estes diretores comprometem-se a ser mais eficientes do ponto de vista energético e a fixar metas voluntárias para reduzir as emissões de dióxido de carbono. Os progressos serão divulgados anualmente a partir de Julho de 2008.

As empresas que aderiram a esta plataforma querem conhecer melhor os impactes das alterações climáticas nas suas actividades para que possam elaborar estratégias de minimização de riscos e identificar oportunidades.

Entre as empresas, incluindo 30 do Fortune Global 500, estão a Petrobras, Allianz, Veolia, Repsol, Pfizer, Thales, Telefónica e a Japan Airlines. A plataforma “é tanto um apelo aos governos como um compromisso de ação para as próprias empresas”, comentou Georg Kell, director-executivo do Global Compact.

“As alterações climáticas estão moldando os mercados globais e as atitudes dos consumidores. Haverá vencedores e vencidos. As empresas que souberem aproveitar as oportunidades, que adotarem políticas ambientais e sociais (…) serão as pioneiras e os líderes industriais do século XXI”, declarou Achim Steiner, diretor-executivo do Programa das Nações Unidas para o Ambiente.

A iniciativa Global Compact foi um desafio lançado a 31 de Janeiro de 1999 pelo antigo secretário-geral da ONU Kofi Annan, e que começou a funcionar a 26 de Julho de 2000. Hoje, centenas de empresas de todas as regiões do mundo, sindicatos e organizações civis aderiram aos dez princípios universais do Global Compact nas áreas dos direitos humanos, trabalho, ambiente e combate à corrupção.

Veja aqui a Declaração (em inglês)

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s