601/ Começa amanhã a 15ª edição do Anima Mundi em SP

Agência Estado

animamundi

O maior evento de animação na América Latina faz bodas de cristal neste ano. O 15° Festival Internacional de Animação do Brasil, mais conhecido como Anima Mundi, começa amanhã em São Paulo e se estende até domingo.

Para comemorar a data redonda, novas atrações e convidados de peso prometem atrair um público maior do que a edição 2006, que teve mais de 100 mil pessoas em quatro capitais: São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília e Belém.

Neste ano, foram inscritos 1.228 títulos. Destes, 368 foram selecionados para compor a programação. Continua no evento o Estúdio Aberto, no qual participantes viram criadores em oficinas de massa de modelar, pixelation e desenho animado em 2D. O workshop profissional traz como tema Criação de Personagens Verossímeis em Animação e tem como convidado Mark Walsh, supervisor de animação dos estúdios Pixar, responsável por sucessos como Procurando Nemo, Monstros S.A. e Os Incríveis.

Alguns países debutam este ano no Anima Mundi. Do Egito, chega o curta Had Tany, de Rahmy Saleh, e da Tailândia, o longa Khan Kluay, de Kompin Kemgumnird. Haverá uma homenagem especial a Norman McLaren, morto há 20 anos e fundador do departamento de animação do National Film Board, um dos mais importantes do mundo, localizado no Canadá. Volta ao Anima Mundi o animador americano Bill Plympton, indicado ao Oscar 2006 pelo curta Guide Dog. John Weldon, ganhador do Oscar por Special Delivery, também debuta nesta edição, que também recebe o russo Mikhail Aldashin, diretor da Pilot Films, prestigiado estúdio da Rússia.

Por falta de concorrentes de qualidade, o Anima Mundi 2006 não teve mostra competitiva de longas. Neste ano, são oito filmes na mostra, como Garoto Cósmico, do brasileiro Alê Abreu, longas russos, húngaros tailandeses e outros. Ao contrário do ano passado, no qual o Reino Unido era o país com maior número de filmes (67), este ano os animadores brasileiros são a maioria, com 68 filmes, alguns já premiados.

Veja aqui o site do Anima Mundi com a programação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s