603/ Livro ensina a plantar e cuidar de árvores nativas

Texto de Sílvia Franz Marcuzzo.De EcoAgência

capa_livro_bx_1

Obra lançada pela Apremavi traz informações sobre o plantio e conservação das árvores nativas na área rural e nas cidades.

Rio do Sul, SC “No Jardim das Florestas” é a nova publicação da Associação de Preservação do Meio Ambiente do Alto Vale do Itajaí (Apremavi), em Santa Catarina. O livro será lançado durante a comemoração do vigésimo aniversário da entidade, na próxima sexta, dia 13 de julho, no Hotel Aliança Express em Rio do Sul (Rua Bulcão Viana, 167, bairro Jardim América).

A edição conta um pouco da trajetória da estruturação do viveiro da ONG, o Jardim das Florestas, que começou com 18 mudinhas em um fundo de quintal em Ibirama. Hoje, o viveiro está localizado no Alto Dona Luiza, em Atalanta, e alcançou a capacidade de produzir um milhão de mudas por ano de 120 espécies nativas da Mata Atlântica. Com muitas ilustrações, fotos e desenhos, o livro de 180 páginas traz diversas informações sobre o plantio adequado de árvores nativas, tanto na área rural como na urbana. Aponta dicas de como produzir mudas, como deve ser o tratamento para germinar determinados tipos de sementes e ainda salienta a importância do planejamento da arborização.

Guia de espécies

A publicação ainda exibe um guia de mais de 80 espécies de árvores nativas, onde são apresentadas as características de cada planta: a sua utilização, a época de coleta de sementes, as feições do fruto e da flor, as forma de crescimento e germinação, além do local adequado para o plantio.

A obra, organizada pela sócia fundadora e conselheira da Apremavi Miriam Prochnow, também mostra o antes e o depois dos plantios de diversas áreas na região do Alto Vale do Itajaí, evidenciando a recuperação da natureza frente aos desmatamentos. Ainda enumera todos os agricultores que permitiram a recomposição das matas em suas propriedades.

Os interessados pelo livro poderão solicitá-lo pelo e-mail info@apremavi.org.br ou pelo fone (47) 3521 0326. O preço é R$ 30,00 para associados e parceiros e R$ 40,00 para o público em geral.

Anúncios

9 comentários sobre “603/ Livro ensina a plantar e cuidar de árvores nativas

  1. eu sou estudate de gestão ambienta e gostaria de saber como faço para adquirir uma publicação de indentificação de arvores nativa do brasil

  2. Olá pessoal, sou apenas um grande adimirador de arvores e plantas, a pouco tempo adqueri um terreno na cidade de Socorro SP com uma area de 18000 m2 com abundancia de agua, estou super intereçado em cultivar e replantar arvores nativas, só não tenho conhecimento da materia, gostaria de saber qual o primeiro passo a ser tomado?

  3. Ola pessoal…o livro acima citado, comenta e ilustra algumas das arvores nativas. Minha curiosidade seria se o livro traria ilustraçoes coloridas para melhor identificaçao e comparação entre as diversas espécies.
    Gostaria de saber o preço para curitiba. Faço estagio na secretaria municipal do meio ambiente, e acho interessante fazer estudo deste material.

    041 9116-8272
    luiz.kasprisin@hotmail.com

    obrigado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s