606/ Festival de Inverno Ouro Preto

 

 

ouropreto

A Universidade Federal de Ouro Preto e as Prefeituras Municipais de Ouro Preto e Mariana, estão promovendo, de 08 a 29 de julho de 2007, o Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes 2007.

O evento pretende revelar aspectos e problemas relacionados às cidades históricas brasileiras e apontar alternativas de preservação para essas cidades, em especial, Ouro Preto e Mariana, através do estímulo ao turismo sustentável, além de possibilitar o intercâmbio de conhecimentos e propostas entre artistas de todas as partes do mundo. pretendemos ainda estimular a criação de novas obras que tenham essas cidades como tema.

O Festival de Inverno de Ouro Preto e Mariana – Fórum das Artes se consolida como uma proposta diferenciada de refletir sobre arte e cultura, articulando preservação e invenção.

Tema do Festival em 2007: “CHICO REI” e a cultura negra

Quem foi Chico Rei?

Nosso personagem homenageado nasceu no Congo com o nome “Galanga”. Era um monarca guerreiro e sumo-sacerdote do deus pagão Zambi-Apungo. Foi capturado com toda a corte por comerciantes de escravos. Foi embarcado com sua família e sua corte para a colônia portuguesa na América. Foi vendido com o filho Muzinga no Rio de Janeiro, de onde foi levado para Ouro Preto em 1740.

Não se sabe bem como, mas Chico comprou sua carta de alforria, libertou o filho, conseguiu arrematar uma mina de ouro supostamente esgotada e, com o trabalho na mineração, comprou a liberdade de centenas de escravos, entre os quais os integrantes da sua corte africana. Chico, um homem inteligente e enérgico, tornou-se rei novamente no exílio, com direito a cetro de ouro, coroa e palácio real. Com seu carisma e determinação, o rei ex-escravo, que trabalhava como todos nas minas de ouro, se tornou, também, um homem rico e respeitado.

Através da história comovente desse personagem lendário, que foi tema de filme, de enredo de escola de samba e de muitas músicas, além de ser homenageado em diversos rituais e festas de Minas Gerais, queremos colocar em evidência a contribuição da cultura negra para a construção da identidade brasileira.

ouropreto2

Veja aqui  o Site Oficial com toda a programação

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s