613/ Vaiado, Lula não declara aberto o Pan

Do G1

Nuzman faz anúncio oficial e quebra o protocolo pela primeira vez na história do evento

EFE

lulanopan

O presidente Lula foi vaiado quatro vezes durante a cerimônia de abertura do Pan

Pela primeira vez na história dos Jogos Pan-Americanos, a competição não foi aberta oficialmente pelo presidente da República. Para evitar um enorme constrangimento, Luiz Inácio Lula da Silva, que estava preparado para falar, quebrou o protocolo e deixou a tarefa para o presidente do Comitê Olímpico Brasileiro, Carlos Arthur Nuzman. Lula foi vaiado quatro vezes durante a cerimônia no Maracanã.

No cronograma da festa entregue aos jornalistas, Lula seria o último a se pronunciar, após os discursos de Nuzman e do presidente da Odepa, Mario Vázquez Raña. O presidente da República falaria a tradicional frase: “declaro abertos os Jogos”. Mas isso não aconteceu. Ainda não se sabe oficialmente se o presidente desistiu, com medo de ser novamente muito vaiado, ou se houve um problema técnico em cima da hora com o microfone que ele se pronunciaria da tribuna de honra. 

Primeira vaia com a imagem no telão

Ao lado da primeira dama, Dona Marisa, Lula assistiu à cerimônia ao lado de outras autoridades. A primeira manifestação das mais de 90 mil pessoas aconteceu quando uma imagem do presidente apareceu nos novos telões do Maracanã no início da festa. Neste momento, a maioria dos presentes no estádio protestou. Outro momento em que foram ouvidas vaias foi quando o sistema de som anunciou a presença de Lula.

No fim da cerimônia, o público presente protestou contra Lula mais duas vezes, constrangendo o presidente. Primeiro quando Nuzman agradeceu a presença de Lula. Ele foi a única autoridade citada por Nuzman que recebeu vaias. Por último, o presidente foi novamente vaiado quando teve o seu nome citado por Vázquez Raña, que teve que fazer uma pausa no discurso por causa do barulho.

O presidente da República ficou até o fim da cerimônia.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s