622/ Primeira editora de livros eletrônicos em Portugal quer divulgar novos escritores

Por Sara Santos Silva para Jornalismo Porto Net

“Sinapses” é o nome da primeira editora de livros eletrônicos em Portugal. O projeto foi idealizado por três antigos estudantes da Universidade de Coimbra – João Pedro Pereira, Rui Justiniano e Jorge Vaz Nande, que entretanto saiu e deu lugar a Sérgio Alves. No final de abril, a editora de “eBooks” disponibilizou no seu “site” as primeiras seis obras do seu catálogo, em formato PDF.

O objetivo é divulgar novos escritores. Os livros podem ser descarregados de forma gratuita, após uma revisão e avaliação dos criadores da Sinapses, que obedece a critérios como inovação, qualidade estilística e originalidade. A editora surgiu há mais ou menos um ano, ocasião em que João Pedro Pereira – mentor do projeto – viu a chamada “Web 2.0” como a grande oportunidade para investir nas publicações “on-line”.

A equipe tem avançado paulatinamente com o projeto. Amadureceram a idéia e encontraram espaço na Internet.

“O degrau mais importante que temos de subir passa precisamente por conquistar a eficácia do modelo de crescimento que definimos para a editora – algo que passa pela existência de apoios e patrocínios prestados por parte de entidades externas”, afirmam ao JPN.

Os promotores da iniciativa revelaram ainda que “é difícil promover um espaço de publicidade associado a uma obra literária”. “Se para um particular ou empresa pode ser estranho utilizar um livro como veículo de publicidade, é provável que surjam maiores reservas quando esse veículo é promovido por uma editora que dá os seus primeiros passos”.

“eBooks” não são um balão de ensaio

Alexandra Pereira, Anabela Natário, Berta Henriques Brás, João Vasconcelos Costa, Manuel Neves Filipe e Paulo Amaral André são os autores com obras disponíveis na Sinapses.

“Desde o início que temos recebido imensos trabalhos, quer provenientes de autores sem qualquer obra editada, quer de autores já com alguma experiência, com prêmios literários e obras editadas”, esclarecem. Mal o projeto iniciou, foram enviados vários trabalhos, dos quais apenas seis foram seleccionados. Mas “a matéria-prima nunca é demais”.

Há alguns autores que vêem a Internet como “um espaço demasiado desregrado e translúcido e temem que a publicação os deixe mais fragilizados em termos de proteção de direitos de autor”. É neste sentido que a editora procura sempre explicar a todos os autores quais são as suas garantias, riscos e formas de que eles, autores, e a própria editora, dispõem para se protegerem.

A Sinapses não pretende ver os “eBooks” como “um formato meramente subsidiário do livro convencional, muito menos como balão de ensaio ou como uma etapa intermédia numa linha de evolução natural que termine com a edição impressa de uma obra”. “A literatura não está refém de um formato predefinido, de um veículo estandardizado”, concluem.

14 comentários sobre “622/ Primeira editora de livros eletrônicos em Portugal quer divulgar novos escritores

  1. A leitura é o melhor passa tempo do homem. Vamos divulgar nossos conhecimentos para quem gosta de acumular culta. O homem sábio é um homem feliz e sadio.

  2. Tenho ainda um grande numero de poemas, que fazem a ponte entre o espiritual e o fisico.
    Nao estou ligado a nenhum credo religioso, mas a escolas de conhecimento que derivam da Fraternidade Branca Egipcia.

  3. Tenho um grupo de 14 livros que partindo de pontos oposto atingem um núcleo central, que lhe permite racionalmente perceber o que esta mal e lhe aponta os caminhos a seguir, assim como a percepção dos fabulosos mundos que nos rodeiam e dos quais ao longo de séculos nos desviaram.
    BIBLIA;
    A Maior Mina de Ouro do Mundo; O livro que ao longo de séculos tem sido reajustado a interesses, visando interpretações que nada tem haver com os desígnios de DEUS, esteve na base de guerras sangrentas. Com as suas múltiplas interpretações continua a sustentar seitas que a apresentam como se fosse escrita por DEUS. Gerando somas fabulosas. Justifica o injustificável que só os invisuais mentais não vêem.
    Crianças de hoje Homens do Amanha: É um livro direccionado a governos, pais e professores, recua a tempos em que o ensino não era massificado, aponta os caminhos da desmassificação, energias que desde cedo o aluno deve conhecer e saber usar, afim de se realizar como homem físico e espiritual a caminho de uma humanidade melhor.
    Netos de Sofia; É um livro dividido em 24 lições, recua a humanidades anteriores, aborda os mundos de energias que devemos saber usar. E aponta a unificação dos corpos fisicos e psíquicos resultando da sua unificação o homem integral.
    Curas Espirituais e Físicas; É o desmistificar dos milagres apregoados por seitas que nos bombardeiam diariamente com estes fenómenos, impregnando-os, envolvendo-os no misterioso e poderem atribuir-se-lhes as curas, com os fins que todos conhecemos. É uma leitura, simples, clara, num enquadramento cientifico
    Caminhos da Verdade; São os caminhos de que nos desviaram e continuam a desviar, as razoes porque o fizeram e como voltar a esses caminhos.
    Mundos Paralelos; aprofundam os mundos fisicos e espirituais, de forma clara, simples, assim como os mundos de energias em que vivemos.
    Estes sao alguns dos 14 acima mensionados, no caso de interesse da vossa parte, estou disponivel para em conjunto encontrar a melhor via para a sua colocaçao na internet e publicaçao.
    Joaquim Pinto de Freixo
    Cel 258 827704431 ou 848749802
    Av Abel Batista 1.814 – Cidade da Matola
    Moçambique.

  4. Bom dia. parabens pela iniciativa.tenho varias obras para serem publicadas. solicito retrono para contato.

  5. em primeiro o que vocês estão a fazer é uma boa iniciativa posso vos dizer que estão de parabens. mas eu escrevo ja a muito tempo so que ate agora não consigue publicar o meu livro . escrevo poemas, romance e contos. ja tenho 30 pagina so com poemas eu queria vocês me ajudasse a analisa-lo.
    espero a resposta.
    brigada e sucesso,

  6. Caros (as) Senhores(as):
    O acessar seu site fez acontecer interesse em mim, porque sou escritor… não sou milionário e o money que existe a fim de publicar meus trabalhos há… em alforjes de outros: Resta correr atrás!!! Quero que meus livros façam bem e a forma que encontrei de publicá-los é através de V.S.as, caso isto ocorra, tornam-se meus amigos, caso contrário, friends mine still!!!

  7. ola em primeiro lugar parabens pelo vosso belissimo trabalho,em segundo lugar e:eu tenho apenas 25 anos e uma historia de vida terrivel com maus tratos,violacao,traicoes etc…voces achao que isto poderia dar um bom livro?
    eu estva a pensar escrever um pois acho que minha historia de vida era importante para a humanidade…pois e uma historia de 25 anos de sofrimento ,mas nunca escrevi nem tinha pensado em o fazer antes por isso estou a pedir vossa opniao,aguardo resposta
    beijos de parabens
    carla vaz

  8. Sou escritora mas ainda naõ tive a oportunidade de publicar meu romance,estou tentando entra em contato com algumas editoras q possam analisa meu livro

  9. Boa tarde.
    Estou conhecendo o trabalho de vocês e estou achando muito interessante. A proposta é inovadora e inteligente considerando que vivemos hoje na era digital. Parabéns!!!
    Desejo saber se é possível publicar meu novo livro através da respectiva editora. A obra trata-se de uma coletânea de poemas cujo o título é poemas de A à Z (Para cada letra do alfabeto um novo poema) o gênero é literatura infantil.
    Muito obrigado pelo espaço e aguardo resposta.
    Atenciosamente, Janderson Lacerda.

Deixe um comentário

