651/ Pesquisa aponta vitória de Cristina Kirchner no 1º turno

Do VermelhoOnLine

cristinakirchner

A primeira-dama argentina e candidata a presidência, Cristina Fernández Kirchner, vencerá as eleições presidenciais de 28 de outubro no primeiro turno, segundo resultados de duas pesquisas publicadas nesta segunda-feira (23) pela agência argentina de notícias Télam.

Nas pesquisas realizadas pelo Centro de Estudos da Opinião Pública (CEOP) e pelo Analogias, após o lançamento oficial da candidatura da senadora na cidade de La Plata, aumenta a diferença dela para o resto dos candidatos ao posto.

Para as duas empresas de pesquisa, Cristina se coloca como postulante da Frente Para la Victoria —  na situação —  e não há nenhuma possibilidade de segundo turno com nenhum candidato opositor.

De acordo com o Analogias, a advogada possui intenção de voto de 50,1% e é seguida por Roberto Lavagna, da coalizão Concertación para Una Nación Avanzada (UNA), com 11%.

Em terceiro posto surge Elisa Carrió, líder da Coalizão Cívica, com 10,1%, e pouco depois está Ricardo López Murphy (4,5%), do movimento RECRAR.

Em seguida a eles estão o ex-presidente Carlos Menem, com 3,5% e o governador da província de Neuquén, Jorge Sobisch, com, 1,6%.

Por sua vez, a CEOP assegura que a candidata da situação tem uma intenção de voto de 47,8%, seguida de Lavagna, (12%), Carrió (9,5%), Murphy (6,1%) e Menem (2,3%).

Segundo a lei eleitoral da Argentina, para vencer no primeiro turno é necessário obter 45% dos votos ou 40%, mas com 10 pontos de diferença a mais em relação ao segundo colocado.

Essas pesquisas foram realizadas em todo o país, mas não divulgaram a margem de erro nem a quantidade de pessoas ouvidas.

Cristina inicia amanhã, terça-feira, uma visita à Espanha, onde se reunirá com os representantes da monarquia e com o chefe de governo local, José Luis Rodríguez Zapatero.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s