660/ Mundo está perdendo a luta contra a Aids

Da GazetaWeb

AIDS-1

O mais importante assessor do presidente dos Estados Unidos para questões ligadas à Aids disse que o mundo está perdendo a batalha contra o vírus HIV.

Anthony Fauci afirmou em uma conferência internacional sobre a doença em Sydney, na Austrália, que o número de pessoas infectadas com o vírus HIV é maior do que o número de pessoas recebendo tratamento.

“Para cada uma das pessoas que colocamos em tratamento, seis outras são infectadas. Então estamos perdendo este jogo… o jogo dos números”, disse o diretor do Instituto Nacional de Alergia e Doenças Infecciosas dos Estados Unidos.

Em 2004, menos de 300 mil pessoas nos países em desenvolvimento tinham acesso a medicamentos anti-retrovirais que ajudam no tratamento do vírus HIV. Em 2006, o número aumentou para 2,2 milhões de pessoas, mas novos casos de infecção pelo vírus continuam superando os esforços globais para tratar e educar pacientes.

Inacessível

Em muitas partes do mundo em desenvolvimento, estratégias preventivas eficazes como preservativos e seringas descartáveis para usuários de drogas estão disponíveis para menos de 15% da população.

“A matemática está contra nós, pois as modalidades comprovadas de prevenção não são acessíveis a qualquer proporção substancial de pessoas que precisam delas”, acrescentou Fauci.

O alerta dado por Fauci foi repetido por outras autoridades reunidas na conferência internacional em Sydney. O presidente da Associação Britânica de HIV, Brian Gazzard, reconheceu que está havendo progresso na oferta de medicamentos anti-retrovirais, mas fez a ressalva de que a doença ainda está fora de controle em partes da Ásia e África.

Apenas um quarto das pessoas que precisam do tratamento está recebendo, disse Gazzard. Isto significa que outros três quartos vão continuar a espalhar a epidemia que ainda está no estágio de crescimento exponencial.

A conferência na Austrália reúne cinco mil delegados de 133 países.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s