677/ Ex-premiê francês acusado de participar em conspiração

Do TSF OnLine

MAROCCO-FRANCE-VILLEPIN

O ex-primeiro-ministro francês, Dominique de Villepin, 53 anos, foi acusado de “cumplicidade em denúncia caluniosa, acobertamento de roubo e de abuso de confiança” e de cumplicidade na utilização de documentos falsificados, num caso que se converteu num assunto de Estado, anunciou um dos advogados do ex-chefe de governo.

Com esta acusação, Villepin converte-se no primeiro político envolvido neste caso, que remonta a 2004 e cujo objetivo era frear o acesso de Nicolas Sarkozy à presidência francesa através de acusações caluniosas.

O nome de Sarkozy, que acabou por ser eleito Presidente da República a 6 de Maio deste ano, aparecia nas falsas listagens de contas bancárias do banco luxemburguês Clearstream como beneficiário de fundos milionários no estrangeiro.

Posteriormente, demonstrou-se que aquelas listagens tinham sido alegadamente falsificadas por um técnico de informática próximo do vice-presidente da companhia européia de defesa aeronáutica e do espaço EADS, que na semana passada reconheceu que tinha sido Villepin quem o tinha incentivado a entregar aqueles documentos a um juiz que investigava as comissões pagas na venda de seis fragatas francesas a Taiwan em 1991.

O suposto envolvimento de Villepin neste caso de calúnias, que o próprio sempre negou, foi corroborado pelas declarações do ex-espião general Philippe Rondot, uma testemunha chave deste caso.

No início de 2004, Villepin ordenou uma investigação confidencial sobre as listagens ao general Philippe Rondot, alegando que esta tinha sido ordenada pelo então presidente francês, Jacques Chirac.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s