681/ No pôquer, humanos ainda são melhores

Do BLOG DA SANDRA CARVALHO

poquerpolaris

A Universidade de Alberta fez uma experiência interessantíssima esta semana: pôs humanos para jogar pôquer contra máquinas. Venceram os humanos.

Não foi propriamente uma surra. O cenário: o hotel Hyatt Regency, de Vancouver, num evento paralelo a uma conferência da Associação pelo Avanço de Inteligência Artificial, a AAAI, na sigla em inglês.

De um lado, estavam Phil Laak, um engenheiro mecânico que ganhou o apelido de Unabomber nas mesas de pôquer por seu estilo invocado, e seu parceiro de equipe Ali Eslami, consultor de tecnologia, ambos jogadores profissionais manjadíssimos nos cassinos e competições.

Do outro lado estavam duas máquinas munidas com o software Polaris, produto de 16 anos de pesquisas acadêmicas sobre pôquer. O jogo era o conhecidíssimo Texas Hold’em. Para estimular a dupla humana a dar o máximo de si, 50 mil dólares foram oferecidos para os ganhadores.

No primeiro round, houve empate. No segundo, o Polaris ganhou, mas as duas partidas seguintes foram dominadas pelo Unabomber e Eslami.

O objetivo da disputa foi avançar na construção de um programa de pôquer mais poderoso que qualquer jogador humano. Para quê? O pôquer, por ter intrinsecamente uma carga de incerteza muito maior do que jogos como o xadrez, é um exercício magnífico para experimentar a computação a serviço de tomadas de decisão em situações nas quais não se tem toda a informação desejável.

Desta vez, os humanos ganharam. Mas, no futuro, as chances do Polaris só aumentam. Atualmente, dizem os desenvolvedores do sofware, o Polaris já é capaz de blefar. Veja o que o Unabomber e Eslami disseram sobre a partida num vídeo, caso você tenha paciência para assistir a péssima qualidade da imagem do vídeo, em http://www.cs.ualberta.ca/~games/poker/man-machine/Results/

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s