700/ Grupo Montepio Geral de Portugal vende 62% do BDC de Moçambique

Do DiárioDigital

bdc

O grupo português Montepio, acionista majoritário do Banco de Desenvolvimento e Comércio de Moçambique, anunciou esta terça-feira a venda dos 62% da sua participação no banco moçambicano ao First National Bank, grupo financeiro com capitais sul-africanos.

Hoje, os representantes dos dois grupos financeiros formalizaram, em Maputo, a compra de 80% das ações do banco, anteriormente repartidas pelo grupo português Montepio Geral, com 62%, e outros 18% distribuídos pelos restantes acionistas, incluindo um consórcio liderado pelo empresário moçambicano Hermenegildo Gamito.

Em declarações aos jornalistas, o responsável pelo Montepio Geral de Portugal, Eduardo Farinha, justificou a retirada do seu grupo com a “decisão estratégica da instituição”, que quis “aproveitar a boa oportunidade da transação”.

Farinha negou, no entanto, que a decisão tenha a ver com o fato do grupo português não pretender investir na Comunidade dos Países de Língua Portuguesa (CPLP).

O proprietário da First National Bank-Moçambique (FNB), que passará a ser a nova designação do Banco de Desenvolvimento e Comércio (BDC) de Moçambique, é a mais antiga instituição bancária da África do Sul, e investe pela primeira vez no país.

Com a aquisição do BDC, o FNB passará a ser o terceiro grupo financeiro sul-africano a controlar diretamente o sistema bancário moçambicano, depois do ABSA, detentor do Banco Austral, e o Standard Bank, que, recentemente, adquiriu a totalidade da quota detida pelo Banco Totta & Açores, no antigo Banco Standard Totta de Moçambique (BSTM).

Segundo o presidente do conselho de administração do FNB-Moçambique, Hermenegildo Gamito, o grupo sul-africano que adquiriu o banco tem um ativo de cerca de 18 bilhões de euros.

A sua entrada em Moçambique, disse, “vai permitir um fortalecimento financeiro no mercado bancário moçambicano”, devendo igualmente “dar uma maior dinâmica à (nova) instituição, através da expansão da rede de agência” pelas diversas regiões do país.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s