715/ Cientistas encontram o gene que dá origem ao canhotismo

Do Maratimba

genetics

Já se desconfiava que era um traço genético, mas agora finalmente os pesquisadores encontraram um pedaço de DNA — um gene — relacionado ao canhotismo. A pesquisa foi conduzida por um time da Universidade de Oxford, segundo informou a rede britânica BBC.

A má notícia: além de aumentar a probabilidade de que o sujeito seja canhoto, ou seja, tenha habilidades superiores com a mão esquerda, ele também aumenta ligeiramente o risco de que seu portador tenha doenças psicóticas, como esquizofrenia.

O gene, chamado LRRTM1, parece estar ligado a designar partes do cérebro que controlam cada uma das funções específicas pelas quais ele responde. Em pessoas destras, o lado esquerdo do cérebro usualmente fica responsável pela fala e pela linguagem, enquanto o lado direito controla as emoções. Nos canhotos, muitas vezes ocorre o oposto. Agora, os cientistas acham que o LRRTM1 tem a ver com essa inversão.

Com todo esse poder de manipular a arquitetura cerebral, o gene também aumenta a chance de bagunçá-la; daí o risco aumentado de esquizofrenia, uma doença ligada muitas vezes a desequilíbrios no funcionamento cerebral.

“Esperamos que as descobertas desse estudo nos ajudem a entender o desenvolvimento da assimetria no cérebro”, disse Clyde Francks, o líder da pesquisa, que foi publicada no periódico “Molecular Psychiatry”. “A assimetria é uma característica fundamental do cérebro humano que é perturbada por muitas doenças psiquiátricas.”

Francks também ressalta que os canhotos — cerca de 10% da população — não devem ficar preocupados com os riscos de esquizofrenia. “Há muitos fatores que tornam os indivíduos mais propensos a desenvolver esquizofrenia e a maior parte dos canhotos nunca terá um problema. Ainda não sabemos o papel preciso desse gene.”

Anúncios

4 comentários sobre “715/ Cientistas encontram o gene que dá origem ao canhotismo

  1. Hey… Eu fui procurar o Artigo do Dr, Franks e encontrei só a versão original… você sabe de algum material em português, ou se já tem disponível o artigo na integra, traduzido???
    desde já, Obg! 😉

  2. Qual o grau de herdabilidade do canhotismo? A probsbilidade de um filho de pais canhotos ser também canhoto é alta?? Já existem respostas para minha pergunta?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s