716/ Principal grupo sunita anuncia saída do Governo iraquiano

Do Público.pt

O principal grupo político sunita, a Frente do Consenso Iraquiano (FCI), anunciou a sua retirada do Governo do primeiro-ministro Nuri al-Maliki, acusado de não atender aos pedidos que lhe foram feitos na semana passada.

Omar Abdel Sattar, deputado e um dos líderes da frente, que agrupa os três maiores partidos políticos sunitas, disse que a decisão já será comunicada a Maliki, chefe de um executivo predominantemente xiita.

A FCI tem seis ministros no gabinete de Maliki e é formado pelos três maiores partidos sunitas, entre eles o Partido Islâmico do Iraque, liderado pelo vice-presidente do país, Tarek al Hachemi.

Na passada quarta-feira, a FCI deu um ultimato de uma semana a Maliki para que este cumprisse algumas condições, como o desarmamento das milícias xiitas, dar aos sunitas um papel maior no processo político e a desvinculação do Governo das forças de segurança.

Já no mês passado, os ministros da FCI tinham deixado de frequentar as reuniões do Governo, apesar de terem continuado a exercer as suas tarefas nos ministérios.

Esta retirada constitui um duro golpe no executivo de Maliki e no processo de reconciliação nacional.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s