727/ Condolleeza Rice reafirma objetivo de estabelecer Estado palestino

Do ComuniWeb

ap_Condoleezza_Rice_Mahmoud_Abbas_195_eng_4oct06

A secretária de Estado dos EUA, Condoleezza Rice, assegurou hoje a líderes palestinos que uma conferência pela paz no Oriente Médio patrocinada por Washington terá como objetivo aproximá-los do estabelecimento de um Estado independente e afirmou que Israel manifestou prontidão para discutir questões fundamentais.

Durante uma reunião com Rice, o presidente da Autoridade Nacional Palestina (ANP), Mahmoud Abbas, sinalizou disposição para trabalhar numa “declaração de princípios” como primeiro passo na direção de um acordo definitivo de paz.

O primeiro-ministro de Israel, Ehud Olmert, havia aventado tal possibilidade na semana passada, mas Abbas não havia tocado publicamente no assunto até hoje.

Rice reuniu-se com Abbas na sede do governo palestino da Cisjordânia e assinou um acordo por meio do qual os palestinos receberão US$ 80 milhões para reestruturar suas forças de segurança.

A chanceler americana disse que provavelmente regressará ao Oriente Médio antes da conferência patrocinada pelo governo americano. O evento ocorrerá em algum momento do outono deste ano no hemisfério norte.

O grupo islâmico Hamas, que controla a Faixa de Gaza desde meados de junho, denunciou o apoio americano ao gabinete de Abbas. Sami Abu Zuhri, porta-voz do Hamas, disse que Rice não viajou ao Oriente Médio para estabelecer um Estado palestino, “mas sim para formar esquadrões da morte que atuarão contra grupos de resistência, entre eles o Hamas”.

Numa entrevista coletiva concedida ao lado de Abbas em Ramallah, Rice disse que os líderes regionais visitados por ela nos últimos dias, inclusive os de Arábia Saudita e Israel, enfatizaram que uma eventual conferência de paz precisa tratar questões importantes.

“O primeiro-ministro Olmert disse a mim na noite passada que também compartilha a visão de que essa reunião precisa ser substancial e significativa e que, de fato, possibilidade uma solução de dois Estados”, declarou Rice.

“O presidente dos Estados Unidos não quer chamar as pessoas apenas para tirar uma fotografia. Ele está chamando a todos para que possamos realmente avançar na direção de um Estado palestino”, prosseguiu.

Anúncios

Um comentário sobre “727/ Condolleeza Rice reafirma objetivo de estabelecer Estado palestino

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s