730/ Barack Obama se espelha em George Bush

Da ÚltimaHora

HillaryClintonObama

O postulante à candidatura democrata para a corrida presidencial nos Estados Unidos, Barack Obama disse hoje que mandaria tropas americanas para o Paquistão a fim de caçar terroristas mesmo contra a vontade do presidente paquistanês, general Pervez Musharraf.

Senador pelo estado de Illinois, Obama alertou o presidente Musharraf que ele precisa aumentar esforços para acabar com as operações terroristas no país, expulsar combatentes estrangeiros e lutar contra os taleban que usam o território paquistanês para se esconder.

Do contrário, num governo Obama, o Paquistão correria o risco de ser invadido por forças americanas e de perder milhões de dólares de ajuda de Washington. “Vou deixar bem claro: existem terroristas entrincheirados naquelas montanhas que mataram 3 mil americanos. Eles estão planejando atacar novamente. Foi um erro terrível não termos agido quando tivemos a chance de atacar uma reunião da liderança da Al-Qaeda em 2005. Se tivermos informação de inteligência sobre alvos terroristas e o presidente Musharraf não agir, nós agiremos”.

O discurso parece ter sido uma tentativa de demonstrar firmeza diante de críticas de sua principal adversária na disputa pela candidatura democrata, a senadora por Nova York Hillary Clinton, que considerou que Obama era “inocente” em questões de política externa.

Obama havia dito que estava disposto a se encontrar sem precondições com líderes de países considerados párias, como Coréia do Norte, Irã e Cuba. Obama reagiu dizendo que Hillary, ao ter apoiado a guerra do Iraque, era um “Bush-Cheney light”.

Segundo o senador, o conflito no Iraque colocou os americanos em perigo maior do que antes do atentado de 11 de setembro de 2001. Obama também não poupou Bush, que teria transformado o povo iraquiano em inimigo dos EUA, colocando-o numa guerra civil ao invés de buscar pelos responsáveis pelo atentado às torres gêmeas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s