739/ O Universo ao toque de um mouse (e de graça!)

Thiago Marinho do Diario de Pernambuco

stellarium

O sistema solar já pode ser facilmente conhecido com o toque do mouse. Estes e outros detalhes que envolvem façanha é proporcionado pelo software Stellarium, concorrente celeste do Google Earth, que funciona como um simulador em tempo real do universo.

O programa permite ver e conhecer o céu, levando em consideração a posição, a data e a hora do observador. Portanto, ótima opção para curiosos em geral, bem como estudantes e mesmo educadores trabalharem ciência na sala de aula.

Lá, inúmeras possibilidades para quem curte o gênero. Você sabe, por exemplo, reconhecer os desenhos imaginários que dão nome as constelações? Ou calcular as coordenadas das estrelas na atmosfera? O Stellarium permite matar essas curiosidades e enxergar o céu como se você estivesse a olho nú ou com binóculos e telescópios. O sistema foi criado pelo programador francês Fabien Chéreau, em 2001, tem código aberto e é distribuído gratuitamente na internet.

O programa pode ser facilmente instalado e usado por iniciantes ou por ações mais profissionais (como projeções em planetários). Ao todo, são mostradas cerca de 600 mil estrelas (muitas delas retiradas do reconhecido catálogo de Hipparcos, com nomes e outras informações), além de planetas e satélites que aparecem com precisão em efeitos (como eclipse ou transição).

O sistema ainda apresenta uma foto realista da via-láctea, do brilho dos diferentes objetos, das nebulas e das estrelas cadentes.

Tudo é comandado de acordo com o desejo do usuário, que pode aproximar ou afastar os objetos facilmente, além de escolher o local e o modo de observação (com ou sem paisagem ou desenhos de constelações, por exemplo).

Que tal acompanhar a reação da atmosfera durante o pôr-do-sol e a aurora boreal? É possível ver também as linhas dos meridianos (equatorial e azimutais) e visualizar o universo sem a interferência do planeta Terra.

Como usar

O Stellarium está disponível gratuitamente para todas as versões do Windows (incluindo o antigo 95), além do Unix, Linux e Mac OS X. Pode ser baixado gratuitamente no endereço oficial (www.stellarium.org). Depois de instalar, inicie o programa e navegue como se você estivesse dentro da imagem (assim como nos jogos eletrônicos).

Baixe e olhe ao redor simplesmente arrastando o mouse ou movendo o cursor para os cantos da tela. Você também pode controlar o tempo (avançar, retroceder ou retornar ao presente) nos botões situados na janela. E para escolher o horário e o ponto de observação, acesse o menu configurações e determine o ponto de partida para a sua viagem pela atmosfera.

Anúncios

Um comentário sobre “739/ O Universo ao toque de um mouse (e de graça!)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s