752/ Físicos escoceses desenvolvem técnica de levitação

Do MaracajuNews

levitacao

Cientistas da Universidade St. Andrews, na Escócia, disseram ter descoberto uma nova técnica para fazer levitar objetos ultra-pequenos e que poderia melhorar a eficiência de vários aparelhos usados no dia-a-dia. A equipe de físicos da universidade diz ter conseguido reverter as forças que fazem com que os objetos pequenos se unam uns aos outros.

Isso poderia ter uma aplicação em aparelhos que usam micro-tecnologia, como ativadores de airbags em automóveis, fazendo com que eles operem mais suavemente. Os pesquisadores Ulf Leonhardt e Thomas Philpin, do departamento de física e astronomia da universidade, afirmam ter dominado um fenômeno conhecido como Efeito Casimir, que atrai pequenos objetos uns aos outros.

A dupla descobriu como reverter essa força, de atração para repulsão, colocando lentes especiais entre os dois objetos.

Redução do atrito

“O Efeito Casimir é a principal causa do atrito no mundo nanométrico, em particular em alguns sistemas microeletromecânicos”, explica Leonhardt.

“Tais sistemas já têm um papel importante – por exemplo com minúsculos instrumentos mecânicos que ativam um airbag a inflar ou aqueles que provêm energia a minúsculos instrumentos usados para testes de drogas, antidoping ou análises químicas”, diz ele.

Segundo Leonhardt, “micro ou nano-máquinas poderiam funcionar de maneira mais suave com menos atrito ou sem nenhum atrito se pudermos manipular essa força”.

“Para reduzir o atrito no mundo nanométrico, transformar a atratividade natural em repulsão pode ser a melhor solução. Em vez de se unirem, partes de micro-maquinário poderiam levitar”, afirma.

A pesquisa deverá ser publicada no próximo número da revista científica New Journal of Physics.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s