769/ Primeiros colonos europeus vieram da Ásia

Do Sol.pt

Historiadores e cientistas cultivavam a idéia tradicional de que a primeira vaga de colonização européia – há cerca de dois milhões de anos – se compôs por hominídeos oriundos da África.

Contudo, a análise de mais de 5.000 dentes destes hominídeos sugere que as vagas de asiáticos representaram um papel ainda maior no continente europeu do que os homens primitivos africanos.

“A Ásia é um importante centro para a especiação”, afirmou a cientista espanhola Maria Martinon-Torres, do Centro Nacional de Pesquisa sobre a Evolução Humana de Burgos.

Os pesquisadores consideram também que os hominídeos asiáticos são originários da África, ainda que rapidamente tivessem construído uma linha de evolução própria.

A descoberta sugere que a família hominídea poderá ser muito mais complexa do que anteriormente se pensava. Os primeiros australopitecos e os primeiros Homos chegaram à Europa à cerca de dois milhões de anos atrás e até hoje existiam poucos fósseis dessa época que tornassem possível mapear padrões de evolução e migração.

Martinón-Torres e os seus colegas examinaram então os dados disponíveis – cerca de 5.000 dentes de esqueletos australopitecos e homo erectus da Ásia, África e da Europa – e obtiveram preciosas pistas sobre as linhagens genéticas de cada espécie.

Os pesquisadores classificaram cada dente com mais de 50 indicadores como padrão de fissura, tamanho geral e a relação altura-largura. A forma dos dentes muda pouco ao longo da história e é fortemente influenciada pela genética.

“Nós analisamos todos os cenários de origem dos dentes – as montanhas, vales e cumeeiras – e tudo o mais“, afirmou Martinón Torres. Concluiram que os dentes europeus eram mais próximos dos asiáticos do que dos africanos.

Os resultados, no entanto, não descartam a influência africana nos genes europeus: “a descoberta não significa que não houve trocas genéticas entre os continentes”, acrescentou a pesquisadora espanhola, “mas enfatiza o fato de que esta troca poderá ter sido bilateral”.

Os cientistas consideram que terá havido um padrão fluido de migrações para a Europa, “porque as pessoas saíram da África não significa que não pudessem ter voltado para trás”, afirmou.

Outros pesquisadores consideram que o mundo científico deve ser mais cauteloso em relação às interpretações dadas à descoberta.

“O estudo demonstra que o impacto da Ásia na Europa foi mais forte do que da África. Mas os dentes não podem dizer-nos em que direção e em que época migraram os nossos antepassados”, afirmou Erika Hagelberg, uma especialista em genética da Universidade de Oslo. “Os fósseis dentários são uma forma de estudar as caminhadas dos primeiros homens e ajudam no trabalho de decodificação dos genes atuais.”

Anúncios

Um comentário sobre “769/ Primeiros colonos europeus vieram da Ásia

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s