794/ Exame de mamografia é ineficaz em 50% dos casos

Do CostaRica News

mamografia

Exames de mamografia não detectam quase metade dos casos de câncer de mama em estágio inicial, revelou uma pesquisa publicada na revista Lancet. De acordo com pesquisadores da Universidade de Bonn, na Alemanha, as radiografias identificam apenas 56% dos primeiros sinais do tumor.

Já os exames de ressonância magnética, afirmam os especialistas, são mais precisos e podem detectar até 92% dos casos da doença em estágio inicial.

Os pesquisadores acompanharam 7,3 mil mulheres para tentar detectar um dos estágios mais iniciais da doença, em que os ductos mamários são afetados.

As imagens de ressonância magnética foram mais precisas no diagnóstico da doença e também produziram resultados mais corretos nos casos em que o tumor era agressivo.

Cerca de 98% dos casos de câncer agressivo foram apontados pela ressonância magnética, enquanto a mamografia acusou apenas 52%.

Os exames de ressonância magnética geralmente não são utilizados como a primeira ferramenta para detectar o câncer de mama, sendo normalmente solicitados como complementos à mamografia.

“A descoberta de que a MRI (sigla em inglês para imagens de ressonância magnética) é superior à mamografia vira tudo de cabeça para baixo”, disse Christinane Kuhl, líder da pesquisa.

Em comentário na Lancet, a pesquisadora Carla Boetes, da Universidade de Radbou, na Holanda, defendeu a realização de mais pesquisas para verificar o mérito do exame de alta precisão.

“A MRI não deve ser mais vista como recurso adjunto à mamografia, mas como um método mais nítido para detectar o cânceer de mama no estágio inicial”.

Anúncios

8 comentários sobre “794/ Exame de mamografia é ineficaz em 50% dos casos

  1. Porque esse exame é incômodo demais ainda mais quando passamos pela mão de pessoas que não sabem fazer esse exame.Hoje fiz uma mamografia na clínica rede bandeirantes em Campo Grande,RJ nossa até agora estou incomodada com fisgadas nos mamilos nunca havia sentido dor como hoje cheguei a chorar um absurdo e a moça ainda perguntou se estava doendo.Pra mim não serve pra trabalhar nessa área.Estou indignada.

  2. É verdade, cada caso é um caso, em 2012 fiz mamografia e ultra-som das mamas, somente o ultra-som detectou um nódulo que foi confirmado pela ressonância, fiz também biópsia, e foi confirmado como câncer de mama.com tumor 1,5 cm, fiz a cirurgia com mastectomia parcial e estou fazendo tratamento, radioterapia e remédio, o importante e achar logo a doença não importa em que equipamento for.

  3. Hoje preciso refazer a mamografia pois as imagens ficaram manchadas e não foi possível imitir o laudo técnico . Tenho 49 anos é a terceira vez que não se consegue nenhum resultado com a mamografia e tenho que fazer um ultra-som . Porque os médicos nunca solicitam uma ressonância . Em minha cidade tem este recurso . Eu já pedi e eles dizem que ainda e a mamografia melhor exame. Porém sempre e preciso complementar com ultra-som .

    1. Não é a primeira vez que leio sobre a eficacia da ressonância, pois a mamografia é apenas um meio mais barato para o SUS

    2. É “IMPRESSIONANTE” como os sites sobre o exame de mamografia, NUNCA explicam (até pq eles não devem saber) que não basta apenas realizar o exame, mas sim, é importantíssimo que seja um exame muito bem feito, muito bem posicionado, com profissionais ALTAMENTE qualificados, com equipamentos (ainda que convencionais) também muito bons, etc. Não adianta colocar maus profissionais (lotado no mercado) em equipamentos sofisticados e digitais.É como colocar uma pessoa que não sabe dirigir em um carro BMW. Outro exemplo, é que uma mama chamada de DENSA, é normal realizar a mamografia e complementar com o exame de ultra-som, pq trata-se de mama com grande quantidade de glândulas, pr se fazer um diferencial pelas características da mama, complementa-se com o U.S., um procedimento muito normal. Deve ser o caso da Elizabeth Bacarin. Não trata-se de mancha nas imagens, e sim das características da mama. Cada caso é um caso. É lamentável que o serviço não explique isto aos pacientes (imagino que “qualidade” de serviiço é esse!!!!!). E,a mamografia é um exame eficaz quando bem realizado, e não um método mais barato pr o SUS, pque os ricassos continuam fazendo mamografia
      . Vc pode realizar uma Ressonância Magnética, e se o profissional que analisar seu exame não for qualificado, pode lhe dar um diagnóstico falso-positivo. E ai?
      Ma. Emília Rodrigues- Técnica em Mamografia pela Universidade São Camilo de São Paulo.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s