801/ Beleza cultivada

Fátima Sá para VejaRio

O horto que abastece o Jardim Botânico vende 350 tipos de planta

Fotos Selmy Yassuda

hortorio

O espaço quase escondido: 35.000 mudas produzidas por ano, de espécies nativas e exóticas

Pelo menos seis vezes por ano, o professor de educação ambiental Danilo Netto percorre as aléias do Jardim Botânico guiando alunos do Colégio Teresiano e da Escola Corcovado, estabelecimentos tradicionais da Zona Sul. Mas foi só na semana passada que ele descobriu um dos tesouros do parque. Criado em 1912, o horto florestal do Jardim Botânico funciona como celeiro da instituição. Lá são produzidas 35.000 mudas por ano, que acabam plantadas ali mesmo, usadas em pesquisas botânicas, doadas para órgãos públicos, empregadas em projetos de reflorestamento e, até, vendidas ao público.

Ao todo, 460 espécies, entre nativas e exóticas, estão catalogadas no horto. Mais de 350 se encontram à venda atualmente, a preços que variam de 2 a 7 reais. São árvores, palmeiras e arbustos ornamentais, em sua maioria. Como jatobá, ipê, cedro e paineira, entre as variedades nativas, e baobá, aridam e noz-de-cola, entre as exóticas (a lista completa está no site www.jbrj.gov.br).

hortorio2  

Pechincha: de 2 a 7 reais

“Nossa função principal é introduzir novas espécies e fazer a reposição de outras”, explica o agrônomo José Maria Assumpção, um dos responsáveis pela criação. “Como não temos fins comerciais, cultivamos mudas que não são tão fáceis de encontrar. A produção é pequena, mas a variedade é grande.” A maioria das mudas – 90% delas – tem origem lá mesmo.

Várias sementes, porém, são trazidas de fora pelos pesquisadores. “As pessoas esquecem que o Jardim Botânico é, antes de tudo, um local de pesquisa”, afirma o engenheiro Guido Gelli, diretor da prefeitura do local. Por isso, quem visita o horto recebe orientações confiáveis sobre o cultivo das plantas e as opções mais indicadas para cada região.

Mas atenção: o horto fica escondido nos fundos do Jardim Botânico, em frente ao Solar da Imperatriz. Tem entrada e horário próprios e só aceita pagamentos em dinheiro ou cheque.

Horto Florestal. Rua Pacheco Leão, 2040, Jardim Botânico, 3875-6211. Segunda a sexta, das 9h às 11h e das 14h às 16h. Estacionamento grátis.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s