809/ Economia portuguesa registra crescimento no 2º trimestre

Do Correio da Manhã

A economia portuguesa registrou crescimento de 0,4 por cento no segundo trimestre de 2007, face aos três primeiros meses do ano, superando pelo segundo trimestre consecutivo a média da Zona Euro.

Os dados divulgados nesta terça-feira pelo Instituto Nacional de Estatística mostram que o crescimento previsto na estimativa rápida do Produto Interno Bruto (PIB) para o segundo trimestre do ano (0,4 por cento) representou uma desaceleração para metade quando comparado com os 0,8 por cento de crescimento registrados nos primeiros três meses do ano.

A economia na Zona Euro cresceu 0,3 por cento no segundo trimestre, enquanto o PIB da União Europeia (UE) registrou um crescimento de 0,5 por cento.

Em termos homólogos, o PIB português cresceu 1,6 por cento no segundo trimestre face a igual período de 2006, o que representa uma desaceleração face ao ritmo de expansão de 2,0 por cento observado nos primeiros três meses de 2007.

GOVERNO COMENTA

Comentando o crescimento registrado pela economia portuguesa no segundo trimestre, o ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, assinalou que está de “acordo com a previsão do governo para o crescimento durante todo o ano”, 1,8 por cento.“Este crescimento revela que a recuperação do crescimento da economia portuguesa permanece”, afirmou o governante, destacando que os números hoje revelados pelo INE “mostram que estamos nos aproximando da média européia”.

CDS-PP CONGRATULA EMPRESAS PORTUGUESAS

O deputado do CDS-PP, Diogo Feio, felicitou esta terça-feira as empresas e os empresários portugueses pela contribuição para o crescimento da economia portuguesa no segundo trimestre deste ano, no entanto, deixou um alerta. Apesar de se tratar de, “um resultado parcial, que necessita de confirmação”, nas palavras de Diogo Feio, o deputado democrata-cristão não deixou de, “felicitar as empresas e os empresários portugueses pelo esforço que têm feito pela economia portuguesa em momentos mais difíceis”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s