820/ ‘Escândalo da mala’ derruba executivo da PDVSA

Do Último Segundo

O ‘escândalo da mala’ causou ontem a renúncia do vice-presidente da Petróleos de Venezuela (PDVSA) – e presidente de sua filial na Argentina -, Diego Uzcateguy, informaram os sites dos jornais argentinos Clarín e La Nación. Segundo os jornais, a saída de Uzcateguy, que vinha sendo solicitada pelo governo argentino, foi confirmada por funcionários venezuelanos à agência argentina DyN.

O filho de Uzcateguy, Daniel, é apontado pela imprensa argentina como o homem que convidou o empresário venezuelano Alejandro Antonini Wilson a embarcar, dia 4, no avião fretado pela estatal energética argentina Enarsa para levar seu presidente e alguns executivos da PDVSA de Caracas para Buenos Aires.

Antonini Wilson carregava uma maleta com US$ 790 mil e, ao chegar a Buenos Aires, tentou passar pela alfândega sem declarar a quantia, que foi confiscada.

Jornais argentinos informaram que Antonini Wilson já havia feito nos últimos meses várias viagens a Buenos Aires e Montevidéu. Despesas de hospedagem e alimentação decorrentes dessas visitas eram pagas pela PDVSA e ele estava quase sempre acompanhado por Daniel Uzcateguy. Eles também viajaram juntos no vôo do dia 4.

A apreensão da maleta abalou a relação entre os presidentes Néstor Kirchner, da Argentina, e Hugo Chávez, da Venezuela – que, segundo o La Nación, chegaram a discutir aos gritos num encontro na Bolívia na sexta-feira -, e lançou suspeitas sobre a campanha da mulher de Kirchner, Cristina, para a eleição presidencial argentina de outubro.

Como o destino dos dólares apreendidos nunca ficou claro, políticos da oposição argentina sugerem que eles teriam como objetivo engordar o cofre da campanha de Cristina.

Anúncios

Um comentário sobre “820/ ‘Escândalo da mala’ derruba executivo da PDVSA

  1. Blog muito bom seu. Eu gostei dos commentaries. muito bom mim parecio o estilo, no alvo muito bom tudo.
    Eu convido para ver-lhe nossos blog, nós tratei a notícia no argentino, especial aos corrupt, aos miseráveis, lutado de encontro ao corte da floresta e das minas Uranian que contaminam.

    http://www.politolia.wordpress.com

    Agradecimentos e aquele que você segue bem. desculpa minha língua

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s