831/ Cabo Verde pretende lançar ligação marítima com São Tomé e Príncipe

Da Panapress

O primeiro-ministro de Cabo Verde, José Maria Neves, anunciou quinta-feira na Praia que vai propor ao Governo de São Tomé e Príncipe a criação de uma linha marítima regular entre os dois países para incrementar as suas relações comerciais.

O chefe do Governo cabo-verdiano, que inicia esta sexta-feira uma visita oficial de uma semana a São Tomé e Príncipe, anunciou que a abertura de uma linha marítima entre os dois países criará as condições para a importação pelo seu país de produtos agrícolas são-tomenses, enquanto Cabo Verde poderá exportar produtos da sua indústria emergente como medicamentos, água mineral e café.

Com o propósito de analisar as possibilidades de incremento das relações econômicas entre Cabo Verde e São Tomé e Príncipe, o primeiro-ministro cabo-verdiano faz-se acompanhar por um grupo de empresários ligados aos setores da pesca, dos transportes e do comércio.

Maria Neves anunciou ainda que pretende propor às autoridades são-tomenses a aquisição duma parcela de terreno em São Tomé e Príncipe, para ser explorado por trabalhadores cabo-verdianos residentes naquele país com apoio técnico e material do Estado cabo-verdiano.

Cabo Verde já apoia neste momento grupos de agricultores cabo-verdianos na exploração de pequenas parcelas de terrenos que lhes foram cedidas pelo Governo de São Tomé e Príncipe.

As autoridades cabo-verdianas acreditam que, com o cultivo de áreas mais significativas e a utilização de modernas tecnologias como a irrigação, muitos dos produtos agrícolas que não podem ser consumidos pelo mercado local poderão ser exportados para Cabo Verde com a abertura duma linha marítima regular entre os dois países lusófonos.

Anúncios

2 comentários sobre “831/ Cabo Verde pretende lançar ligação marítima com São Tomé e Príncipe

  1. É de louvar….voa agradeço muito por me manter informada. pois a partir deste site fico atualizada no que se refere as notícias da losofonia e ñ só… obrigada IRINA PONTES

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s