835/ ACNUR: António Guterres classifica exemplar o tratamento dispensado aos refugiados por Moçambique

Do Jornal de Notícias

refugmara

O Alto-Comissário da ONU para os Refugiados, António Guterres, iniciou hoje uma visita de quatro dias a Moçambique, país que classifica como “exemplar” na proteção dos refugiados africanos.

Durante a sua estadia em Moçambique, António Guterres terá encontros com o Presidente da República, Armando Guebuza, a primeira-ministra, Luísa Diogo, e o ex-chefe de Estado moçambicano Joaquim Chissano.

Na segunda-feira, o responsável pela Agência das Nações Unidas para os Refugiados vai deslocar-se à província de Nampula, norte do país, onde está instalado o maior campo de refugiados.

Moçambique conta atualmente com cerca de cinco mil expatriados, majoritariamente vindos da região africana dos Grandes Lagos, que também estão albergados noutros pontos do país.

Falando aos jornalistas no aeroporto de Maputo, António Guterres destacou “a prática exemplar de Moçambique e tenho um particular orgulho nisso como amigo de Moçambique”, insistiu.

Moçambique, “país generoso”, tem uma “prática exemplar na proteção e assistência aos refugiados de muitos países africanos que procuram abrigo”, por isso, “vamos aproveitar esta visita para estreitar essa cooperação e encontrar esforços concretos de desenvolver ainda mais no futuro”, afirmou.

No seu encontro com o presidente moçambicano, agendado para quarta-feira, António Guterres disse pretender falar sobre o “desenvolvimento da política do país no domínio do asilo” face aos movimentos migratórios resultantes de razões econômicas, da degradação do ambiente e das alterações climáticas, “que começam a fazer o seu efeito”.

Questionado sobre as ações futuras do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados em Moçambique, Guterres destacou a reforma institucional, que culminará com a transferência de grande parte do pessoal para Nampula.

“Manteremos sempre em Maputo o nosso representante e uma pequena equipe, mas, obviamente, o nosso papel é estar onde estão os refugiados”, frisou.

“Sendo a zona de Nampula onde há maior concentração de refugiados, será nessa zona que vamos ter a maior parte do nosso próprio pessoal”, porque “não somos uma organização de salão, somos uma organização de terreno”, concluiu.

Anúncios

2 comentários sobre “835/ ACNUR: António Guterres classifica exemplar o tratamento dispensado aos refugiados por Moçambique

  1. Estou feliz em ver uma foto de minha autoria, aqui, em seu blog.
    Obrigada.
    Caso precise de algo mais sobre o assunto- REFUGIADOS, pode me contactar.
    dias felizes

    Oh vida difícil a dos refugiados em Moçambique.
    aliás, na ÁFRICA TODA.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s