845/ Conferência Internacional debate mudanças climáticas em Estados insulares

Do MaxPress.net

foto:Travel-Images.com

saootomeeprincipe

São Tomé

O Departamento de Ciências Sociais (DCSo) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar) sediou, semana passada, a Conferência Internacional “Os impactos dos eventos externos relacionadas às mudanças climáticas sobre os pequenos estados insulares: o caso de São Tomé e Príncipe”.

O evento foi organizado pelo Núcleo de Estudos e Pesquisas Sociais em Desastres (Neped) da Universidade.

Na ocasião, o diretor do Instituto Nacional de Meteorologia de São Tomé e Príncipe, Adérito Santana, apresentou o Plano Nacional para Adaptação às Mundanças Climáticas (NAPA), elaborado pelo governo santomense frente às ameaças de desastres sócio-ambientais, conseqüentes do efeito estufa.

O NAPA é um relatório completo que apresenta as regiões mais vulneráveis do País e propostas de ações de adaptação às mudanças climáticas que precisam ser urgentemente implantadas no território.

Norma Valêncio, professora da UFSCar e coordenadora do Neped, explica que o DCSo participa de uma missão exploratória, aprovada no Edital Pró-África do Conselho Nacional de Pesquisa e Desenvolvimento (CNPq).

O objetivo é avaliar a realidade das informações levantadas no NAPA e verificar a possibilidade de oferecer apoio brasileiro aos projetos africanos. Dentro das atividades da missão, a visita dos santomenses ao Brasil possibilitou a troca de experiências com diversas Instituições que atuam na área de Defesa Civil, meteorologia e prevenção de desastres.

A equipe do Neped também esteve na África e constatou quatro aspectos que precisam ser tratados com urgência: abastecimento de água e energia, defesa civil, atividade econômica e saúde. As propostas do NAPA já incluem ações que vão atuar diretamente nesses problemas.

A próxima atividade da missão é elaborar projetos de pesquisa que serão apresentados em um futuro edital do CNPq no âmbito do Programa Pró-África. Ainda não há uma previsão para divulgação desta nova chamada, porém, Norma avalia que isso deve ocorrer até o final do ano.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s