850/ BM&F promoverá em setembro 1º leilão de créditos de carbono

Por Marcelo Teixeira para Reuters

A Bolsa de Mercadorias e Futuros (BM&F) vai realizar no dia 26 de setembro seu primeiro leilão de venda de Reduções Certificadas de Emissões (RCEs), comumente conhecidas como créditos de carbono, informou a entidade nesta terça-feira.

O leilão eletrônico vai ofertar créditos correspondentes a 808,4 mil toneladas de dióxido de carbono, gerados em um projeto da Prefeitura de São Paulo no aterro Bandeirantes.

“Será a primeira experiência mundial de um leilão de RCE no mercado à vista a ser promovido por uma bolsa regulada, representando importante etapa do processo de organização e desenvolvimento do mercado de certificados ambientais”, informou a bolsa em comunicado.

O Brasil já é um dos principais geradores de RCEs no mundo, ao lado de China e Índia, por meio de projetos aprovados pela ONU no âmbito dos Mecanismos de Desenvolvimento Limpo (MDLs) do Protocolo de Kyoto de redução das emissões do efeito estufa.

Vários negócios com créditos de carbono têm sido realizados por empresas brasileiras, mas sempre diretamente com interessados nos países desenvolvidos, com a intermediação de bancos ou consultorias.

Mas essa é a primeira vez que um leilão em ambiente regulado vai oferecer créditos para eventuais investidores externos.

Países ricos que possuem metas de redução de emissões compram os créditos. As nações em desenvolvimento não possuem metas, mas podem gerar créditos por meio dos MDLs.

O projeto em questão no leilão da BM&F consiste na instalação de estrutura para recolher e queimar gases produzidos no aterro sanitário, gerando energia elétrica. O projeto gera créditos porque, caso contrário, esses gases seriam liberados na atmosfera, contribuindo para o efeito estufa.

O leilão será realizado pela Internet e o Banco BM&F de Serviços de Liquidação e Custódia será responsável pela liquidação financeira da operação.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s