863/ Nova tecnologia tornará carros a gás mais ecológicos

De Swissinfo

Pesquisadores suíços desenvolveram um catalisador para os motores a gás natural. Essa inovação permite reduzir consideravelmente as emissões poluentes.

A invenção foi desenvolvida em colaboração com a alemã Volkswagen e com a fábrica de catalisadores Umicore.

O novo tipo de catalisador foi desenvolvido pelos pesquisadores do Instituto Federal de Pesquisa em Ciência e Tecnologia (EMPA) vai possibilitar uma redução considerável das emissões poluentes, explicou terça-feira (21) Christian Bach, do EMPA, no programa ’10vor10′ da televisão suíça de língua alemã.

“Trabalhamos durante seis anos nesse catalisador para motores a gás e chegamos a um modelo que permite praticamente evitar a formação de ozônio. O catalisador transforma as substâncias tóxicas emitidas pelo motor em substâncias inofensivas como o vapor d’água”, disse Christian Bach.

O novo catalisador reduz 80% do dióxido de azoto e 50% das partículas finas. Aliás, os motores a gás natural produzem produzem um terço a menos de CO2 do que os motores à gasolina.

A Suíça foi pioneira ao tornar obrigatório, em 1979, o catalisador em todos os veículos novos à gasolina. Foi seguida pela Áustria, Suécia e posteriormente pela União Européia.

Testes concludentes

Os protótipos foram testados em motores a gás natural que já existem no mercado. Três veículos foram equipados com o novo catalisador e percorreram 44 mil km.

A tecnologia funciona de fato sem problema há um ano e meio. Um dos veículos ainda está atualmente em fase de testes, com sucesso, pelo Departamento de Construções de Basiléia (noroeste da Suíça).

“Tivemos boas experiências, afirmou a secretária de estado de Basiléia, Barbara Schneider, durante o programa da televisão suíça. O carro foi utilizado para o transporte oficial de membros do governo cantonal. Ele também foi testado por
empresas que chegaram à mesma conclusão, ou seja, trata-se de uma alternativa real aos veículos utilizados atualmente.”

Colaboração com a VW

Essa inovação suíça poderá ter um belo futuro. “O que desenvolvemos possibilitará criar um dos veículos com motor à explosão mais ecológicos do mundo”, sublinhou Christian Bach.

Johannes Staehelin, químico especialista em atmosfera e professor na Escola Politécnica Federal de Zurique (EFPZ) também está otimista. Ele afirma que a inovação do EMPA “abre uma nova perspectiva” e deveria ser adotada em toda a indústria automobilística.

Por enquanto, um gigante do setor já está na fila. As pesquisas do EMPA de fato foram desenvolvidas em colaboração com a Volkswagen (VW).

A montadora alemã pretende produzir o novo catalisador em série para os veículos movidos com motor a gás. Mas a empresa afirma que ainda não há data para começar a produção.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s