864/ Há sete dias no escuro, Gaza volta a ter eletricidade

Do Vermelho.org.br

faixadegaza

Os mais de 600 mil habitantes da Faixa de Gaza que estavam sem eletricidade há sete dias viram acabar nesta quarta-feira (22) a sua agonia, após a chegada ao território de caminhões com combustível para a geradora.

Pelo menos dois veículos cruzaram a fronteira de Najal Oz com o combustível para reiniciar o serviço da usina geradora, paralisada desde quinta-feira passada, depois que a União Européia decidiu suspender a entrega de dinheiro para pagamento do combustível.

“Por motivos de segurança e a intenção do Movimento de Resistência Islâmica (Hamas) de cobrar novas taxas de eletricidade nos vemos impossibilitados de repassar novas verbas”, argumentou Antonia Mochan, porta-voz da Comissão Européia.

O vice-diretor geral da Companhia de Eletricidade de Gaza, Maher Malija, declarou nesta quarta-feira (22) que receberão durante o dia 360 mil litros de combustíveis para reativar a usina, depois que os europeus aceitaram pagar à empresa israelense que fornece o óleo diesel.

Uma nota da UE publicada ontem informou que o financiamento seria restabelecido nesta quarta-feira, de maneira provisória, e em coordenação com a Autoridade Nacional Palestina.

Desde que a organização islâmica assumiu o controle da Faixa de Gaza, em 14 de junho passado, a UE criou um mecanismo de apoio à população que discrimina o Hamas.

Fauzi Barhum, porta-voz do movimento, acusou o primeiro-ministro palestino, Salam Fayad, de ter falsificado o aumento das faturas, afirmando também que o ato é “contra sua organização e contra o povo palestino de Gaza”.

Um comunicado emitido na terça-feira pelo escritório do deposto chefe do executivo palestino Ismail Hanyieh, que ainda governa a região de Gaza, propôs criar um comitê para investigar a gestão da empresa de eletricidade.

Essas ações servem para desestabilizar “o legítimo governo palestino às custas de aplicar um castigo coletivo aos habitantes de Gaza”, denuncia a nota.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s