865/ Oposição boliviana convoca greve em defesa do Estado de direito

Do Último Segundo

Foto: Reuters

congressobolivia

A assembléia cívica iniciada nesta quinta-feira no departamento de Santa Cruz, o mais rico da Bolívia e reduto da oposição ao presidente Evo Morales, convocou uma greve para a próxima semana, em defesa do Estado de direito.

A cidade de Santa Cruz recebeu mais de 500 pessoas de cerca de 250 organizações de toda a região, informaram à Efe fontes do comitê cívico.

O presidente do comitê cívico de Santa Cruz, Branko Marinkovic, propôs uma greve na região e em Tarija, Beni, Pando, Chuquisaca e Cochabamba na terça-feira.

Os governadores dos seis distritos são de oposição. Os três restantes, La Paz, Potosí e Oruro, são comandados por políticos ligados a Morales. Marinkovic explicou à imprensa que a assembléia foi convocada em defesa da democracia e do Estado de direito.

Ele defendeu medidas de pressão, criticando os processos abertos contra quatro juízes do Tribunal Constitucional e a suspensão indefinida das sessões da Assembléia Constituinte.

Deputados do partido de Morales, o Movimento ao Socialismo (MAS), resolveram na quarta-feira, à revelia da oposição, iniciar um julgamento de quatro dos cinco magistrados do Tribunal Constitucional, que o presidente acusou de prevaricação.

Além disso, a Assembléia determinou suspender indefinidamente suas sessões. De acordo com a mesa diretora, não existem garantias de funcionamento em Sucre após a violência de terça-feira.

Houve choques entre manifestantes e policiais, e ataques a cinco constituintes e a suas casas. Os dirigentes cívicos e autoridades da região de Chuquisaca, onde fica Sucre, convocaram também uma greve na próxima terça-feira para que a Assembléia reconsidere a proposta de a cidade voltar a abrigar os poderes Executivo e Legislativo, que atualmente estão em La Paz.

Anúncios

Um comentário sobre “865/ Oposição boliviana convoca greve em defesa do Estado de direito

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s