875/ Dieta roxa e vermelha combate o câncer

Do Diário de Notícias.pt

repolho2

Os pigmentos naturais, que dão a algumas frutas e vegetais a cor avermelhada, azul ou roxa, contribuem para a diminuição do número de células cancerígenas no organismo e, em alguns casos, pode mesmo causar a sua extinção, tornando-os uma importante ajuda no combate ao câncer, afirma um estudo realizado por cientistas norte-americanos.

Alimentos como a beringela, a couve-roxa, o tomate, a groselha, a ameixa e a melancia têm componentes que podem combater a progressão de uma doença oncológica.

Frutas e vegetais que contenham um número elevado destes pigmentos, como a acerola e a beterraba, são mais eficazes em desacelerar o crescimento de células cancerígenas.

Em 20% dos casos pode mesmo extingui-las. Mas os benefícios não ficam por aqui. Alimentos menos ricos nestes pigmentos, como o rabanete e o morango, diminuem o crescimento do câncer do colón entre os 50% e os 80%.

Estes resultados são a conclusão de um estudo que combina testes de laboratório em células cancerígenas humanas e experiências em animais, citado pelo The Guardian. O objetivo é saber se há uma relação entre uma dieta rica nestes alimentos e o baixo risco de desenvolver um câncer, tal como foi apresentado no encontro da American Chemical Society, nos EUA.

Os componentes destes pigmentos pertencem a um grupo denominado por antocianinas que, por ser um antioxidante, dificulta a sua absorção pela corrente sanguínea. Estes componentes viajam do estômago até ao intestino delgado. Os cientistas acreditam que no conseguir percorrer este caminho está o segredo para as suas propriedades anticancerígenas.

Esta conclusão serve de pista de investigação para descobrir como este tipo de alimentos podem prevenir diversos tipos de câncer.

O próximo passo é saber se os componentes destes pigmentos podem ser modificados de modo a torná-los ainda mais poderosos. Foram identificados 600 antocianinas diferentes e os pesquisadores já analisaram a sua composição. Sabe-se que as antocianinas são responsáveis pela pigmentação de alimentos, flores e folhas, e a sua cor varia entre o vermelho vivo, o azul e o violeta.

Os benefícios destes alimentos, como a acerola – muito usados em sumos naturais -, foi testado em ratos. Os animais sofriam de câncer do colón e, ao fazerem uma dieta à base de antocianinas extraídas de frutas, o seu estado clinico melhorou entre os 60% e os 70% em comparação com outro grupo que não se alimentou destas frutas.

Além do câncer, em particular o do cólon, estes alimentos ajudam a combater ainda doenças cardiovasculares e a formação de coágulos no sangue.

E agora para começar uma receita, do site Panela Light:

Repolho Roxo em Salada

repolho1

Ingredientes

repolho roxo picado bem largo (quantidade desejada)

pedaços de melão

1 colher sopa alho poró picadinho

sal

1 colher sopa cebola picadinha

um fio de óleo para dourar os temperos

um fio de vinagre

Preparo:

Numa tábua de carne, corte o repolho em quadradinhos na quantidade desejada. Deixe de molho em produto antibactericida por 5 minutos. Enxague. Deixe descansar por mais 5 minutos em água fervente com um pouco de vinagre, numa tigela. Escorra, coloque em saladeira. Numa panelinha, doure num fio de óleo a cebola, acrescente o alho poró, salgue a gosto e misture ao repolho. Com uma colher redonda ou um boleador, extraia um pouco do melão (em cubos, se preferir), coloque na panela onde foram dourados os temperos, deixe alguns segundos em fogo alto, retire e coloque sobre o repolho.

Anúncios

13 comentários sobre “875/ Dieta roxa e vermelha combate o câncer

  1. Gostaria de receber,medicações naturais sobre câncer ( tumor de reto ) , como diminuir esse tumor, agradeço desde já !

  2. Eu gostei muito manda algumas. Receitas pra mim pois tenho uma pelos que tem câncer de pulmão vai me ajud muito

  3. EU GOSTEI MUITO MIM AJUDOU BASTANTE POIS EU ESTOU ESTUDANDO NUTRIÇÃO EU GOSTARIA QUE ENVIASSE PARA MEU E-MAIL AS RECEITAS E OS PRINCIPAIS ALIMENTOS QUE COMBATE O CÂNCER E OUTRAS DOENÇAS EU AGRADEÇO !!! UM ABRAÇO

  4. Gostaria que enviassem para o meu e-mail receitas com os principais alimentos como grãos, verduras e frutas que combatem o câncer e/ou outra doença.desde já agradeço
    JW

  5. Agradeceria o envio de receitas e informacoes sobre frutas e verduras que ajudam no combate ao cancer no cólon.

  6. boa tarde gostaria de saber quais as inportacia que o melão roxo tem quais os beneficios e outros alimentos de origem!!??? obrigado!!

    1. Hoje fequi sabendo que o melão roxo é um santo remédio para quem teve derrame , estou a procura de quem possa ter este melão .

  7. agradeceria envio de receitas e informações sobre frutas e verduras que ajudam a combater o cancer bem com outras doenças.

  8. gostaria que enviassem para o meu e mail receitas com os principais alimentos como verduras e frutas que combatem o cancer ou qualquer outra doença.desde já agradeço

  9. Que bom saber que alimentos disponíveis na alimentação tem poderes de diminuir a ação das células cancerígenas e melhorar a qualidade de vida de pacientes.

  10. gostei muito da matéria apresentada, é muito bom ter essas
    informações disponíveis quando necessitamos.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s