876/ Biocombustíveis podem provocar "falta de água"

Do Jornal de Notícias.pt

O crescimento da produção de biocombustíveis pode exercer uma pressão “dramática” sobre a ameaça global de escassez de água.

Este tema dominou grande parte dos trabalhos da Semana Mundial da Água, um congresso que reuniu, em Estocolmo, na Suécia, 2.500 especialistas de todo o Mundo.

Eles deixaram um alerta que este pode ser um recurso que coloca mais problemas do que soluções no âmbito do combate contra as alterações climáticas.

A mensagem do encontro é clara, as reservas mundiais de água, cada vez mais ameaçadas por inundações e secas, serão melhor utilizadas em comida do que em combustível.

“Podemos viver com menos energia mas não com menos comida”, sintetizou Suhas Wani, um cientista indiano presente no encontro. A procura de biocombustíveis, como o etanol feito de milho ou de cana de açúcar, está aumentando, já que o planeta tenta reduzir o consumo de combustíveis fósseis, acusados de contribuir para o aquecimento global.

Apesar dos biocombustíveis serem considerados uma alternativa ecológica, os cientistas deixaram o aviso de que os empresários e os políticos estão ignorando os efeitos colaterais.

As mudanças climáticas representam já um forte impacto sobre os recursos hídricos. A necessidade de cumprir as metas do milênio estabelecidas pelas Nações Unidas de reduzir para metade a pobreza extrema no Mundo em 2015, implica um aumento imediato da produção de alimentos.

“O aumento da produção de biocombustíveis pode significar, portanto, uma pressão adicional sobre os recursos hídricos”, alertaram vários cientistas presentes no encontro de Estocolmo.

O SIWI (Comitê Científico do Instituto Internacional da Água de Estocolmo) chamou ainda a atenção para o planejamento das cidades de forma a responder às consequência do aquecimento global.

Como perto de 80% da população mundial vive a menos de 50 quilômetros da costa, o SIWI chama atenção para a necessidade de reformular o planejamento urbano para evitar as consequências da elevação do nível das águas.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s