881/ O que é o ENEM?

Do COC Sistema de Ensino

enemlogo

QUANDO O ENEM FOI IMPLANTADO?

O Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) foi implantado pelo MEC em 1998, visando avaliar o Ensino Médio no País por meio de uma prova aplicada aos cidadãos que estão concluindo (alunos de 3ª série), ou já concluíram, essa etapa da vida escolar.

QUAL O OBJETIVO DO ENEM?

Ao participar do ENEM, o cidadão poderá avaliar sua capacidade de utilizar os conhecimentos adquiridos na escola para resolver problemas presentes no seu dia-a-dia, interpretando dados e informações que estão cada vez mais disponíveis nos livros, nos jornais, nas revistas, na televisão, na internet, na natureza e em sua vida social. Em ambientes tão complexos como os da sociedade em que vivemos, é muito importante pensar por si mesmo e saber expor suas idéias. 

O QUE O ENEM BUSCA?

O ENEM pretende mostrar, enfim, em que áreas o cidadão precisa dedicar-se ainda mais para ter sucesso pessoal e profissional. Desse modo, quem faz o ENEM terá uma avaliação do seu potencial e poderá tomar as decisões mais adequadas aos seus desejos e às suas escolhas futuras.

QUAL É A ACEITAÇÃO DO ENEM?

As instituições de ensino superior utilizam os resultados do Enem como critério de seleção aos seus cursos de graduação. O uso da avaliação tem ocorrido de várias maneiras, uma vez que as instituições têm autonomia para definir o seu critério de seleção. Em algumas, o exame conta pontos na primeira fase e, em outras, substitui essa etapa do vestibular. Há também aquelas que reservam vagas aos alunos com as melhores notas no exame.

O QUE É NECESSÁRIO PARA REALIZÁ-LO?

Não é necessária uma preparação especial para prestar o ENEM. O cidadão que está em dia com o noticiário e os temas atuais, tais como política, novidades científicas, artes, história, etc, e está acostumado a discutir esses temas com seus colegas e familiares, seguramente mostrará um bom desempenho na avaliação, pois é isso que o MEC propõe-se a “cobrar” na prova.

MEU DESEMPENHO NA PROVA PODE ME COMPROMETER?

O MEC promete sigilo absoluto com relação a seus resultados individuais. Só você os conhecerá. Eles serão remetidos, pelos Correios, ao endereço que você indicar no ato da inscrição. Os possíveis usuários (universidades, cursos pós-médios, empresas e outras instituições do mercado de trabalho) poderão conhecê-los apenas mediante sua expressa autorização.

A QUEM SE DESTINA ESSE EXAME?

O ENEM é dirigido também àqueles que desejam conhecer suas possibilidades individuais de enfrentar problemas do dia-a-dia, sejam eles de natureza pessoal, relacionados ao trabalho, envolvendo tarefas previstas para a universidade, ou até mesmo, de relacionamento social. 

LEMBRETE
Por sugestão dos elaboradores do ENEM, os boletins e relatórios podem também vir a orientar empresas na contratação de funcionários. Portanto, valorize o exame de forma integral, tanto nas questões objetivas, quanto na Redação.

Anúncios

Um comentário sobre “881/ O que é o ENEM?

  1. MUITO INSTRUTIVO ESSAS INFORMAÇÕES PARA AQUELES QUE SÃO LEIGOS PARA COM ESSA PALAVRA(ENEM),OBRIGADO A TODOS QUE ESTÃO EMPENHADOS NESSE MARAVILHOSO TRABALHO.

    Abçs:

    PEDRO PAULO (Ananindeua-Pará)

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s