882/ O mundo busca recursos para reduzir aquecimento global

Do Bem Paraná

aquecimentoglobal2

Agora que os cientistas documentaram as catastróficas conseqüências do aquecimento global, especialistas se concentram na parte econômica da questão.

A última rodada de discussões sobre o aquecimento global, que tem início nesta segunda em Viena, irá se concentrar em garantir que os US$ 20 trilhões que o mundo deve gastar em energia nas próximas duas décadas sejam em tecnologia ambientalmente sustentável.

Mais de mil delegados irão se reunir no evento na capital austríaca para discutir formas de informar países, corporações, banqueiros e instituições públicas, como o Fundo Monetário Internacional, em como tirar o máximo de proveito de seus investimentos em energia.

Um recente relatório do Grupo de Trabalho de Mudança Climática da Organização das Nações Unidas informou que investimentos adicionais de cerca de US$ 210 bilhões por ano serão necessários – a maior parte em países em desenvolvimento – para manter as emissões dos gases que causam o efeito estufa em seus níveis atuais em 2030. “Se os recursos disponíveis se mantiverem em seu nível atual e continuem dependendo apenas em contribuições voluntárias, não será suficiente”, alerta o relatório.

Especialistas informam que os países em desenvolvimento precisarão de bilhões a mais por ano para ajudá-los a se adaptar às mudanças climáticas.

Um exemplo é o país de Lesoto, do sul da África. O empobrecido país, que depende principalmente da agricultura, está sendo atingido por secas duas vezes mais freqüente que as registradas durante a década de 1980.

Além disso, desde 2000, os meses de janeiro e fevereiro estão ficando progressivamente mais quentes. “Quando finalmente chove, ela vem em ondas torrenciais, inúteis para nossa agricultura”, explica o ministro do Meio Ambiente de Lesoto, Monyane Moleleki.

O ministro apela aos países industrializados por tecnologia e recursos para ajudar seu país a se adaptar e superar o que ele chama de uma “situação muito perigosa”.

Maria Magdalena Brito-Neves, ministra do Meio Ambiente de Cabo Verde, uma rede de ilhas no oeste da costa africana, informa que as mudanças climáticas já estão produzindo secas crônicas na região e ameaçam ecossistemas delicados.

O encontro de Viena, que se estende até sexta-feira, é parte de uma série de encontros de preparação para um grande encontro internacional sobre clima, a ser realizado em Bali, na Indonésia em dezembro.

Segundo o especialista em clima da ONU, Yvo de Boer, o encontro fará com que os participantes meçam a temperatura das negociações de controle climático no mundo antes de duas outras reuniões que irão preceder a conferência de Bali. Em 24 de setembro, uma reunião será realizada na sede da ONU em Nova York, e três dias depois, os 15 principais países poluentes do mundo se encontrarão em Washington, incluindo os Estados Unidos, China e Índia.

A ONU quer colocar em discussão a criação de um novo acordo que sucederá o Protocolo de Kyoto, que expira em 2012.

Anúncios

4 comentários sobre “882/ O mundo busca recursos para reduzir aquecimento global

  1. caro amigo trabalhei muito tempo com ,um diretor da agencia nacional de agua que só falava na bio divercidade,e era um show esse cara entede tudo eu era motorista dele procure pelo nome dfele marcos aurelio aurelio vasconcelos de freitas ,voce vai saber tudo sobre aquecimento global,biodivercidade,aguas subiterraneas etc o cara e um genio no brasil e exterior procure ele é tudo de bom procure seu site e voce vai ver depois me responda ok quando conseguir o contato diz a ele que é o seu eterno admirador e companheiro mot silvio valeu siga em frente e localize-o vai ser legal essa troca de energia e estudo com esse granmde doutor de mestrado que tanto ensina.

  2. Eu adorei,vc me ajudou muito no meu trabalho de geografia sobre aquecimento global.
    Bjs obrigada,entra no emu blog:www.julinhasampaio.zip.net–Comente

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s