891/ Angola: Cinco mil quilômetros quadrados limpos das minas explosivas

De Angola Press

detetordeminas

Cerca de 5.000 km² do território angolano já estão limpos de minas, no âmbito do processo de desminagem, em curso no país, revelou segunda-feira, em Luanda, o coordenador da Comissão Executiva de Desminagem, João Baptista Kussumua.

O dirigente fez o anúncio quando representava o Chefe do Governo, José Eduardo dos Santos, na cerimônia de recepção de duas máquinas de desminagem, oferecidas pelo Japão, no âmbito da cooperação existente entre os dois governos.

maquinadesminagem

Segundo João Baptista Kussumua, desde a implementação desde processo, em Angola, já foi possível a destruição de dois milhões de engenhos explosivos não detonados e mais de 600 toneladas de material letal.

Em termos estatísticos, informou que o Governo desenvolve também operações específicas nas linhas de transmissão de energia elétrica.

Assim, explicou que dos cerca de 1.170 km que constituem algumas áreas de condução de energia do país, tanto no eixo sul, como no norte, os operadores do Governo foram capazes de limpar cerca de 860 torres, bem como destruir 5.313 minas anti-pessoal, 1.005 anti-tanque e 1.078 engenhos explosivos.

Neste programa, a área limpa é de 26.000km². O também ministro da Assistência e Reinserção Social (Minars) disse, por outro lado, que no âmbito da educação sobre os riscos de minas procedeu-se à transmissão de informação a mais 50 mil pessoas no país.

Na sua intervenção, pediu aos angolanos envolvidos no processo de desminagem para encararem esta tarefa como um desafio para o desenvolvimento do país.

“Estamos numa fase nova, em que o processo de desenvolvimento de Angola requer um ataque forte às minas deixadas durante a guerra no país”, salientou.

A cerimônia foi assistida pelo diretor-geral do Instituto Nacional de Desminagem (INAD), Leonardo Severino Sapalo, e pelo embaixador do Japão em Angola, Susumu Shibata.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s