894/ Fidel Castro critica Hillary Clinton e Barack Obama

Do DiárioDigital

“Hoje diz-se que uma dupla aparentemente invencível poderia ser criada com Hillary presidente e Obama vice. Sentem-se ambos no dever sagrado de exigir ´um Governo democrático em Cuba`. Não estão a fazer política, estão a jogar cartas num domingo à tarde”, disse Fidel em artigo intitulado “A submissão à política imperial”.

O chefe da revolução cubana descarta que o ex-vice-presidente Al Gore se lance à corrida presidencial, e lembra que, “quando foi candidato, certamente cometeu o erro de suspirar por uma Cuba democrática.”

Na reflexão publicada hoje na primeira página do jornal oficial Granma, o líder cubano – que se recupera há 13 meses de uma grave doença que o mantém afastado do poder – passa em revista as relações de Cuba com alguns dos presidentes norte-americanos que passaram pela Casa Branca desde a vitória da Revolução Cubana.

O líder cubano afirma que James Carter (1977-1981) foi o único presidente dos EUA que, “por motivos ético-religiosos, não foi cúmplice do brutal terrorismo contra Cuba.”

Salienta ainda que Gerald Ford (1974-1977) – a quem se refere como um ‘presidente simbólico’, porque substituiu Richard Nixon após o escândalo do Watergate – “proibiu a utilização de funcionários dos Estados Unidos para assassinar dirigentes cubanos.”

Fidel critica o sistema eleitoral norte-americano que -acusa – permite ter uma minoria de votos e ganhar a Presidência. Foi o que aconteceu a (George W.) Bush. Contar com a maioria e perder a Presidência foi o que aconteceu com Gore.

Por isso, acrescenta a importância do estado da Florida – onde se concentra o maior número de exilados anticastristas -, que deu a vitória a Bush, mas em que, no seu caso – disse – “foi necessária também a fraude eleitoral”.

Com o apoio de Clinton, lembra, foi aprovada a Lei Helms-Burton, que intensificou o embargo imposto contra a ilha em 1962, usando como pretexto – afirma – o abate de dois aviões da organização anti-castrista Irmãos ao Resgate que sobrevoavam Havana, em 24 de fevereiro de 1996.

Segundo Fidel, a 10 fevereiro daquele ano, o legislador Bill Richardson garantiu que Clinton deu a ordem para que fossem suspensos os vôos da Irmãos ao Resgate.

“Parece certo que Clinton deu a ordem de que esses vôos fossem suspensos, mas ninguém fez caso”, afirma o líder cubano.

Fidel adianta que, após a crise migratória de 1994, Carter “queria atuar na busca de uma solução”, mas Clinton não aceitou e chamou Carlos Salinas de Gortari, então presidente do México, para que cooperasse na busca de uma saída satisfatória para o problema.

“Foi assim que se chegou a um acordo de princípio” com Clinton, que incluía “a idéia de pôr fim ao bloqueio econômico”, afirma Fidel Castro, que reconhece que o ex-presidente democrata foi amistoso e inteligente ao defender a devolução a Cuba do menino Elián González.

Na sua nova reflexão, Fidel reporta-se ao presidente Eisenhower, “nada oposto ao terrorismo anti-cubano, mas sim o iniciador”, e lembra que, para troçar dele, o guerrilheiro cubano-argentino Ernesto Che Guevara e ele próprio tiraram fotos jogando golfe, um esporte  que nenhum dos dois conhecia bem.

Anúncios

2 comentários sobre “894/ Fidel Castro critica Hillary Clinton e Barack Obama

  1. іConchale! Es admirable, es extremamente intelijente, una memoria inconfundible, nunca sera olvidado, es un mito, es una Leyenda in Vida. Es mi inspiracion, es mi aliento. Considerando su origen yo creia que Obama sentiera en el alma la necesidad de cambiar El IMPERIO. Que dejara que cada pueblo viviera segun su voluntad, sus costumbres, sus ideales. Se dicen Democratas, pero lo que plantean es el Captalismo Selvagen. іVIVA FIDEL!
    іVIVA EL SOCIALISMO! і Cuba por siempre!.
    !Se puede querer mas a alguien! іNo lo creo!

    ! ? [ ] μ i ¡ } {¿ İ ļ і

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s