899/ Hoje é Dia Nacional do Voluntariado

Do Portal do Voluntário

Instituído pela Lei de Nº 7.352, de 28 de agosto de 1985, o Dia Nacional do Voluntariado busca reconhecer e destacar o trabalho das pessoas que doam tempo, trabalho e talento, de maneira voluntária, para causas de interesse social e para o bem da comunidade.

A primeira forma de voluntariado no Brasil surgiu em 1543, quando foi fundada a primeira Santa Casa de Misericórdia, na Vila de Santos, com as atividades sendo conduzidas por padres e freiras.

Séculos mais tarde, em 1863, é criada a Cruz Vermelha, que chega ao Brasil em 1908. A partir daí, novas formas de voluntariado foram surgindo no país, como o escotismo, a criação da Legião da Boa Vontade (LBV) e da Pastoral da Criança, o surgimento do Centro de Valorização da Vida (CVV) e de diversas ONGs.

Na década de 90, formas mais modernas de atuação social começam a aparecer pelo Brasil, onde entidades do Terceiro Setor passam a incorporar conceitos, filosofias e procedimentos vindos do Segundo Setor, buscando parcerias, mas sem perder a identidade e missão.

Para se adequar às exigências desse voluntariado moderno, Fernando Henrique Cardoso cria, em 1995, o Conselho da Comunidade Solidária.

No ano seguinte, o Conselho se une à Fundação Abrinq criando o “Programa de Estímulo ao Trabalho Voluntário no Brasil” para promover o conceito e a prática da cidadania no país, oferecendo canais organizados para ação voluntária, por meio da criação de núcleos de voluntários em grandes cidades do país, os chamados Centros de Voluntários.

Em 2000, é lançado o Portal do Voluntário, fruto de uma parceria entre o Programa Voluntários da Comunidade Solidária, Globo.com e TV Globo.

Tendo por objetivo promover uma nova cultura de trabalho voluntário no Brasil, o Portal busca resgatar e destacar as experiências dos que já atuam em causas voluntárias e oferecer conhecimentos, oportunidades e ferramentas para os que desejam começar.

Comemorações pelo Brasil

Para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado, algumas instituições programaram eventos.

O Centro de Valorização da Vida (CVV) aproveita a data e abre inscrições para o curso de treinamento e capacitação de novos voluntários.

Pessoas com espírito solidário e que possuem interesse em ajudar são bem-vindas! É graças ao trabalho dos cerca de 2.500 voluntários que o programa do CVV é mantido.

Por essa razão, a entidade, que existe há mais de 45 anos, investe na capacitação das pessoas que doam o seu tempo disponível a fim de oferecer um apoio emocional a outras pessoas. “A satisfação de fazer algum tipo de trabalho voluntário é realmente gratificante. O valioso trabalho do voluntariado já está infiltrado em vários setores e isto mostra como é importante ser solidário com o próximo”, afirma Raquel Oliveira, voluntária há cinco anos. Os interessados em fazer parte do grupo de voluntários do CVV devem ligar para o telefone 141 ou acessar o site www.cvv.org.br

O Centro de Voluntariado de São Paulo (CVSP) também encontrou uma forma de comemorar o dia 28 de agosto. Trata-se da 3ª edição do Selo Organização Parceira, uma cerimônia de certificação de 100 organizações parceiras que desenvolvem os melhores projetos de voluntariado.

O Selo tem validade de dois anos e envolve organizações cadastradas há mais de um ano no CVSP e que não tenham sido contempladas na edição anterior do Selo, para que todas possam participar.

A Presidente do Centro de Voluntariado de São Paulo Milú Villela ressalta a importância do evento: “No ano em que o Centro de Voluntariado de São Paulo comemora 10 anos de sua fundação, a 3ª edição do Selo Organização Parceira representa o comprometimento das organizações sociais com o fortalecimento do voluntariado no Brasil”.

Serviço: 3ª edição do Selo Organização Parceira
Data: 28 de agosto
Horário: 8h30
Local: Instituto Itaú Cultural – Av. Paulista, 149

Um seminário sobre os direitos sociais e o voluntariado foi a forma escolhida pelo Rio Voluntário para celebrar o Dia Nacional do Voluntariado.

O encontro, realizado na sede da OAB-RJ, conta com as presenças de Benedita da Silva, Secretária Estadual de Assistência Social e Direitos Humanos; Heloísa Coelho, Diretora Executiva do Rio Voluntário, entre outros. Responsabilidade Social, Legislação, Conselhos de Direitos e Voluntariado são alguns dos temas abordados no seminário, que procura atrair instituições sociais de todo o estado.

No mesmo dia, a Legião da Boa Vontade (LBV) fará, às 15h30, no Parlamento Mundial da Fraternidade Ecumênica, uma homenagem a todas as pessoas que integram seu quadro de voluntários no Distrito Federal. Durante o evento, haverá uma grande confraternização com o objetivo de reconhecer o trabalho dos voluntários.

Quem tiver interesse em se tornar voluntário, basta entrar em contato com a unidade da LBV mais próxima ou pelo telefone (61) 3245.1070.

Veja também Portal do Voluntário

Anúncios

Um comentário sobre “899/ Hoje é Dia Nacional do Voluntariado

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s